Acesse a Galeria completa clicando aqui!
{joomplucat:137 limit=10|columns=4}
Clique aqui para ver a Galeria completa!
Créditos: Edson Castro/PrimeComunicação
{joomplucat:136 limit=20|columns=4}
Créditos: José Gadé/www.rallybr.com.br
Recebemos a informação que Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel capotou na penúltima especial do rally. A dupla vinha liderando com folgas a categoria 4x2 hoje.
Já começamos a postar os depoimentos dos vencedores do Rally Montanhas de Canela 2013. Assista na barra superior da cobertura!
O piloto acaba de nos enviar a foto do câmbio e a quebra que expôs as engrenagens:

Depois de dois dias de chuva, finalmente o sol aparece. As duplas estão na disputa da última especial do rally. Ao retornar para o apoio os carros devem ser levados ao parque fechado para a vistoria técnica.
A dupla se deslocava da SS9 para a SS10 quando encontrou uma caminhonete:

Os primeiros competidores da ordem de largada já fazem sua passagem na SS11 - Alpen Park/Canastra 2. 12h12 está programada a largada na última especial, Sem Nome 2.
11h19 a primeira dupla, Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut larga na SS11, penúltima do dia. O Super Prime, que seria disputado na mesma pista do Shakedown aqui no Hotel Pampas, foi cancelado.
Depois da segunda especial do dia, Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut lidera entre os 4x4, seguido por Milton Pagliosa/André Pagliosa. Fábio Dall'Agnol/Gabriel Morales bateu em uma vaca na SS9 e conseguiu continuar, mas no deslocamento se envolveu em um acidente com uma caminhonete e está fora da prova. A dupla ficou bem.
Na 4x2 Super Luccas Arnone/Felipe Costa lidera com Carbonera/Gracioli em segundo. As duas duplas pretendem manter este ritmo, administrando o resultado. Luís Tedesco/Raphael Furtado sofreu quebra e está fora.
Na 207 Dimas Pimenta III/Rodrigo König lidera. Como estratégia a dupla usou pneu lameiro e acelerou tudo nas partes boas da especial e foi cautelosa na onde tinha mais pedras, aliás, a SS10 foi apontada como a mais difícil das duas, com cerca de 4 Km de pedra pura.
Toninho Genoin/Sidinei Broering teve problemas com o carro e Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel lideram a categoria 4x2 com folga.
Após o apoio mecânico as duplas repetem as duas especiais.
Luís Tedesco/Raphael Furtado abandonam o 2º dia de prova em Canela. Ouça o áudio com o depoimento do piloto direto da especial:
SS 9 – Alpen Park/Canastra 1 – 8h13 - 11,30 Km
SS 10 – Amoreira 1 – 9h06 - 14,50 Km
SS 11 – Alpen Park/Canastra 2 – 11h19 - 11,30 Km
SS 12 – Amoreira 2 – 12h12 - 14,50 Km
SS 13 – Super Prime Pampas – 12h55
As duplas já retiraram seus carros do Parque Fechado e agora fazem o primeiro apoio mecânico do dia. As 7h20 o primeiro carro, com Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut, partiu para deslocamento e largada da SS9 Alpen Park/Canastra 1, o sentido invertido da primeira especial de ontem. A largada da especial será as 8h15. A chuva parou, mas o céu está fechado e faz um friozinho.
Crédito: Valmir Kurth/www.rallybr.com.br
Clique aqui para ver a Galeria completa!
Créditos: Edson Castro/PrimeComunicação
{joomplucat:134 limit=20|columns=4}
Depois de mais de três horas do cancelamento das duas últimas especiais, os competidores ainda não sabem seus resultados na primeira prova no Rally de Canela. As 20h a ACRA (associação dos competidores) promove uma reunião aqui no Hotel Pampas para discutir assuntos gerais da temporada.
4x4:
1º Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut
2º Fábio Dall'Agnol/Gabriel Morales
3º Ilo Diehl/Eduardo Soneca
4x2 Super:
1º Evandro Carbonera/Juliano Gracioli
2º Luís Tedesco/Raphael Furtado
207:
1º Ricardo Malucelli/Giovani Bordin
2º Dimas Pimenta III/Rodrigo Konig
3º Marlon Goulin/Maicol Souza
4º Rafael Lopes/João Vitor
4x2:
1º Toninho Genoin/Sidinei Broering
As duas últimas especiais de hoje foram canceladas, com isso vale o resultado até a SS6, resultado este, que ainda não temos acesso, apenas as contas dos navegadores. Os carros já foram para o Parque Fechado e amanhã o rally continua com a disputa da 2ª Prova do Brasileiro e Gaúcho. O motivo do cancelamento é um carro de resgate atolado na 2ª especial.
Após a passagem na 6ª especial, Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut lidera na 4x4, Evandro Carbonera/Juliano Gracioli lidera na 4x2 Super, Ricardo Malucelli/Giovani Bordin na 207 e Toninho Genoin/Sidinei Broering na categoria 4x2.
A grande loteria deste rally está na escolha dos pneus. Entre os seis pneus lacrados na vistoria, a dupla deveria optar entre pneus para seco, mais resistentes a furos, ou os lameiros, que permitem maior tração, porém, mais fáceis de furar. Com cada vez mais pedras soltas nas especiais, a probabilidade de furar só aumenta. Rodrigo Mello/Pedro Eurico (foto) furou quatro pneus em quatro especiais e amanhã não larga devido à limitação de seis pneus lacrados.
Segundo o piloto líder na geral, Ulysses Bertholdo, a visibilidade nas especiais durante a segunda passagem nas especiais, era de aproximadamente 5 metros. A cerração neste momento também toma conta do parque de apoio.
Rodrigo Mello/Pedro Eurico abandonaram a prova depois de sofrer mais dois furos de pneus, provavelmente na SS4, 2ª passagem na SS Alpen Park.
Com a chuva sem dar tréguas os primeiros carros chegam ao apoio mecânico de 40 minutos. Ainda não recebemos nada relativo a resultados das seis primeiras especiais, mas já confirmamos com o navegador Marcelo Dalmut a permanência da liderança de sua dupla com o piloto Ulysses Bertholdo, agora com mais folga. Após o apoio mecânico serão disputadas mais duas especiais, a repetição das SS Morro Alegre de 13,20 Km e a SS Amoreira de 5,10 Km.
Juliano Sartori/Rafael Sartori capotou durante a segunda passagem nos trechos, ainda não sabemos em qual especial, mas a tripulação está bem.
Assista o vídeo onboard com trecho da primeira especial quando houve a quebra no carro da dupla Luccas Arnone/Felipe Costa:

*Sem áudio dos veículos devido a problemas técnicos
A dupla que retorna aos rallys, Marcos Marcola/Sérgio Tarcísio, quebrou amortecedor e já retornou ao apoio.
Luis Stedile/Gilson Rocha caiu em uma valeta, Julio Romi/Eduardo Tonial parou com possível falha e Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski capotou após largar já com pneu furado (furou na SS1).
Assista na barra de vídeos, no topo, o depoimento do provável líder da prova, Ulysses Bertholdo, durante o apoio mecânico que antecede a primeira repetição das especiais.
A dupla erechinense Milton Pagliosa/André Pagliosa também abandonou após a largada na SS2. O motivo foi falha no Evo VIII.
As duplas já começam a chegar no primeiro apoio mecânico do rally antes da repetição das especiais. Luccas Arnone/Felipe Costa bateram o Peugeot 207 no Km 3 da primeira especial e está fora da prova de hoje, a dupla está bem. Maurício Neves/Kz Morales também haviam abandonado na 2ª especial. Informações preliminares indicam Ulysses Bertholdo liderando entre os 4x4. Os resultados da prova só serão disponibilizados pela equipe de cronometragem ao final do dia, pois a estrtutura de apuração, assim como toda a direção de prova, está na região das especiais. Aqui no apoio não temos sequer sinal de rádio. Já retornamos com mais informações, vídeos e fotos desta primeira passagem nas especiais.
Os competidores farão duas passagens na especial Alpen Park, as 8h43 e as 12h07. Ela tem 11,30 Km de extensão e abre a prova.
As especiais do rally em Canela são bem afastadas do centro da pequena Canela. Os trechos cronometrados quase não possuem pontos de acessos laterais para o público. A melhor forma de ver o rally aqui é ir para uma largada ou chegada.
A primeira tripulação, com a dupla Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut, parte em deslocamento para a primeira especial as 8h. O deslocamento inicial é de 17,40 Km.
Ontem já foram detectados muitos pontos críticos nas especiais durante o levantamento (reconhecimento dos trechos). A primeira, Alpen Park 1 de 11,30 Km é repleta de pedras e era cogitado até seu cancelamento na reunião dos de ontem. Mas, segundo informações, há outros pontos em outras especiais, ainda piores. Alguns competidores esão chamando a prova de "Cross Country".
{joomplucat:132 limit=24|columns=4}
Assista na cobertura os novos vídeos com depoimentos de pilotos, navegador, promotor e preparador.
Os competidores estão no trecho cumprindo o levantamento das três especiais que compõem a prova.
Créditos: Edson Castro/PrimeComunicação
{joomplucat:131 limit=29|columns=4}
A dupla Luccas Arnone/Felipe Costa faz seu treino no Shakedown neste momento. Houve alterações na programação e o shakedown vai até as 15h.
Finalizado o Shakedown, agora as duplas fazem o levantamento da pista para o Super Prime que será realizado no domingo, após as passagens nas especiais.
Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel está na pista do shakedown. A dupla erechinense compete na categoria 4x2, para estreantes e outros nem tanto, como no caso do Marcos Celestino Marcola, que retorna aos rallys de VW Gol aqui em Canela.
Frio, vento e cerração. Esta é atmosfera neste momento nos arredores do Hotel Pampas Gaúcho, onde estão instaladas as equipes.
As 13h finaliza a primeira Vistoria Técnica e de Segurança. 16h começa a segunda Vistoria. O Shakedown será encerrado as 13h30. Até o momento, 90% são duplas da categoria 4x4 que se aventuraram no treino.
Milton Pagliosa/André Pagliosa está treinando no shakedown. Este ano a dupla optou por competir somente no estadual. O Rally Montanhas de Canela também é válido pelas 1ª e 2ª etapas do gaúcho. No Brasileiro é válido pelas 2 primeiras provas, cada dia valerá por uma prova.
Julio Romi/Eduardo Tonial volta para o shakedown para treinar com seu Evo apoiado pela equipe catarinense Abadia Competições. Já Cleberson Casarotto/Cleiton Casarotto teve que voltar ao apoio mecânico com seu Celta apagado.
{joomplucat:130 limit=24|columns=4}
A dupla Juliano Sartori/Rafael Sartori está no shakedown, treinando com seu Evo. Este ano a dupla vai fazer o calendário completo do Brasileiro. Mais cedo Julio Romi também fez seu teste.
O Parque de Apoio das equipes, instalado no hotel oficial da prova (Pampas da Serra), foi dividido. Na frente do hotel, as equipes dos competidores da Categoria 4x4 estão instaladas numa grama sequinha. Já na parte de trás, as equipes dos veículos 4x2 sofrem com lama e a sombra constante das árvores.
A cidade de Canela, na região serrana do Rio Grande do Sul, está sediando o primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Hoje as atividades começaram com as vistorias técnicas e administrativas e o reconhecimento das especiais de domingo. O tempo está nublado e aqui já faz um friozinho nesta época do ano.
Sexta-Feira - 15 de Março de 2013
07h30min Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio
07h00min Abertura Secretaria Vistoria Administrativa
08h00min Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais de Domingo
08h00min Abertura da Verificação Técnica e de Segurança
12h30min Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais de Domingo
13h00min Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais de Sábado
13h00min Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa e Técnica
13h00min Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X2
14h30min Encerramento Shakedown – Carros 4X2
14h30min Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X4
15h30min Encerramento Shakedown – Carros 4X4
18h30min Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais de Sábado
19h00min Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos
20h00min Divulgação Ordem de Largada Dia 1
Sábado - 16 de Março de 2013
08h00min Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio – Dia 1
18h00min Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos
20h00min Divulgação Ordem de Largada Dia 2
Domingo - 17 de Março de 2013
07h30min Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio – Dia 2
13h00min Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos
13h30min Almoço de Confraternização e Premiação