MS Rally conquista o melhor resultado de equipes de Brasília no Sertões

final-msrally

Além de subir ao pódio, equipe figura entre as dez melhores de toda a competição

Foram exatamente 4839 quilômetros percorridos entre São Luis (MA) e Fortaleza (CE). O Rally dos Sertões especial 20 anos reservou para os competidores a maior aventura off-road já organizada na país. A prova deste ano teve início na capital maranhenses e nos quatro primeiros dias os competidores enfrentaram só praticamente areia.

A organização foi obrigada a diminuir o primeiro trecho da competição devido ao grande número de carros quebrados e atolados. "Nunca tínhamos visto isso na competição. Geralmente os primeiro dias são tranqüilos. Ali já deu pra ver que seria quebradeira", conta o piloto da MS Rally, Mauro Guedes.

Dos 46 carros que largaram, apenas 13 não tiveram problemas mecânicos nos dez dias de prova. Entre elas, a MS Rally que ficou em décimo lugar na classificação geral e em segundo na categoria Pro Brasil. O resultado é o melhor entre as equipes brasilienses que já se aventuraram na prova. O recorde anterior pertencia também a MS Rally que, em 2009, ficou em 14° Lugar na classificação geral e em terceiro na categoria Super Production.

"Ficar entre os dez primeiros mostra que somos mais que competitivos. Mostramos que nossos resultados são fruto de um trabalho de excelência e temos capacidade conquistar títulos", contou o piloto da MS Rally, Mauro Guedes.

Em 2010 e 2011, a equipe não brigou por títulos porque enfrentou problemas mecânicos. "Todo o competidor entra no Rally dos Sertões sabendo que tem que contar com a sorte. Nos últimos anos a equipe teve poucas quebras, mas que tiraram a chance de subir no pódio novamente", disse Guedes.

Para voltar a brigar entre os primeiros a MS Rally apostou em equipamentos e treinamento. No Sertões deste ano, a principal barreira para as equipes foram os trechos de areia pesada. Os brasilienses instalaram uma central de gerenciamento de motor para evitar a perda de torque em trechos de rotação intermediária do motor. "Nas etapas de areia pesada nosso carro voou", comemora o piloto da MS Rally.

Mauro acredita que os equipamentos e o entrosamento com o navegador Neurivan Calado foram os principais fatores para a equipe voltar ao pódio. "O Neurivan não erra. Dentro do carro somos um time, mas se o navegador estiver mal todo o planejamento vai por água abaixo. Sem o Neuri o resultado não vinha".

A preparação física e psicológica também foi aperfeiçoada. Mauro e Neurivan fizeram nos últimos meses acompanhamento com uma equipe de personal trainer e nutricionista. "As provas desgastaram muito. Tivemos etapas ficamos dentro do carro por oito horas saculejando", conta o navegador Neurivan. "O desgaste físico pode decidir o bom rendimento e até mesmo o resultado na prova."

Estratégia
Para completar todas as dez provas sem problemas mecânicos, a MS Rally apostou as fichas no planejamento. Todos os dias um ajuste diferente no carro de acordo com as caraterísticas da prova seguinte. Nas etapas maratonas, trecho onde os carros aceleram sem poder contar com auxílio mecânico, estratégia foi diminuir o ritmo e ter paciência.

"Quando você entra na prova queremos acelerar o tempo todo. Mas nessas etapas não tem jeito. É andar de primeira quando tiver que ser e esquecer que a prova é de velocidade", detalha o piloto da MS Rally, Mauro Guedes.

Em todas as dez etapas, a equipe teve como destaque a regularidade. Na classificação geral, a pior posição foi a 28ª na terceira etapa. "Ali foi a primeira perna da etapa maratona. Tiramos o pé mesmo. No dia seguinte, aproveitamos o desgaste dos outros carros e fizemos uma das nossas melhores marcas", explicou Guedes.

A MS Rally volta a Brasília e se dedica agora ao restante do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Até o momento, a equipe de Brasília ocupa a terceira posição na categoria Protótipo T1.

Acompanhe a MS Rally:

Pelo Facebook
www.facebook.com/MS.Rallybsb

Pelo Twitter
www.twitter.com/msrallybsb

Pelo site
www.msrally.com.br

Felipe Linhares
Tripé Assessoria de Imprensa
Foto: Theo Ribeiro/Webventure