Participação positiva de equipe mineira no Rally dos Sertões

final-fbracing

FB Racing esteve presente na vigésima edição do evento nos dias 18 a 22 de agosto e terminou o rally cumprindo as metas estabelecidas.

O foco era de manter a liderança no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Caminhões Leves. Objetivo alcançado durante o segundo maior rally do mundo. Mas o 20º Rally dos Sertões foi muito mais do que conquista de metas para Fernando Birchal e Leonardo Telles Silva, que pela primeira vez participaram do evento, realizado na segunda quinzena de agosto.

A dupla do caminhão Ford F4000 #352 competiu os quatro primeiros dias do Sertões, que tem duração normal de dez dias. De 19 a 22 de agosto foram realizadas três etapas do Brasileiro e uma do Sertões Series, sendo uma do campeonato nacional cancelada. “A nossa participação superou minhas expectativas, pra tudo! Completamos as provas do Brasileiro e até melhor do que eu esperava! A tocada a cada dia era de chegada, sem correr demais, como acontece nas outras provas do Brasileiro. Fiquei foi triste de ter voltado antes”, comenta Fernando.

O piloto belorizontino tinha um receio, de andar nas dunas pela primeira vez. Após o teste, Fernando agora pensa até em modificações: “Tinha um pouco de temor das areias, de atolar, mas andamos legal. O Leo também acertou bem com a navegação por GPS e isso ajudou bastante. Agora o plano é deixar o baú do caminhão mais leve, menor, mas isso vamos mudar só pro Sertões do ano que vem”.

Mas não foi só passar por cinco cidades do Maranhão, em situações diferentes e por trilhas variadas, que impressionou o piloto: “Os lugares eram paradisíacos, principalmente as dunas nos Lençóis Maranhenses. O contraste que vimos foi a pobreza extrema que as famílias nesses interiores vivem. Em alguns vilarejos, nem comida direito as pessoas têm. Isso foi triste de ver, mas a gente não consegue consertar o mundo. Portanto, o mínimo que podemos fazer ano que vem é alguma ação social”. A dupla da FB Racing passou por São Luís, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda e Carolina. No total, o Sertões teve 4.840km em dez dias, percorrendo cinco estados brasileiros.

Leonardo Telles Silva também voltou do Sertões com as malas cheias de aprendizagem e amadurecimento dentro do rally: “Foi maravilhoso! É um outro tipo de rally, um outro evento! Como navegador, aprendi muito e agora me sinto melhor na minha posição. Deixei de ser um cara inexperiente pra me tornar um navegador melhor. Aprendi a usar melhor o GPS, que é bem difícil. Também tive muita ajuda do Solon Mendes, Flávio Bisi, dois grandes navegadores, e do piloto Carlos Policarpo. Eles me orientavam e davam dicas importantíssimas. Acho que eu e o Fernando amadurecemos bem após o Sertões e agora estamos ainda mais entrosados”.

O mais temido pelas equipes neste Sertões eram as etapas maratona e como conseguir sobreviver a trechos difíceis, sem apoio mecânico. O jovem navegador da FB Racing viu como no evento a equipe trabalha em outro ritmo e aprendeu como sobreviver a especiais longas: “Aprendi a me programar com pouco suprimento. No Sertões, você tem que se preparar bem antes, porque quando chegamos pra largar, a equipe de apoio já saiu para o próximo ponto do rally. Os deslocamentos também são grandes e por isso os mecânicos tem que se adiantar. Além disso, o empenho deles é incrível! O Furica, nosso mecânico, foi ágil o tempo todo, nos ajudou e quase não dormia!”.

Para Leo, a escassez do sertão brasileiro também chamou atenção, igualmente o carinho recebido dos brasileiros que vivem nessas regiões: “O contraste da identidade das pessoas é forte. Não é nem pela falta de dinheiro. É mais pela simplicidade em que elas vivem. A gente passava por vilinhas e ficamos pensando como é que chegam água e comida naqueles lugares. Se um carro de rally custa chegar, imagina um carro que traz alguma coisa para essas pessoas! As estradas são muito ruins, mesmo algumas rodovias. O mais bacana era quando chegávamos às cidades, todo mundo queria tirar foto, chegar perto do caminhão, pedir um brinde... Isso me marcou bem”.

Com a missão cumprida, a FB Racing está em primeiro lugar nos Caminhões Leves com 47 pontos, seis pontos de vantagem à frente do veículo de Rômulo Seccomandi e Davi Fonseca. O próximo desafio de Fernando Birchal e Leonardo Telles Silva será no dia 13 de outubro. Confira a tabela do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country atualizada após sete etapas (extra oficial):

Piloto

1º) Fernando Birchal – 47 pontos
2º) Carlos Policarpo – 41 pontos
3º) Rafael Conde – 39 pontos
4º) Amable Barrasa – 24 pontos
5º) Eduardo Domingues – 10 pontos

Navegador

1º) Rômulo Espada – 41 pontos
2º) José Papacena Neto – 39 pontos
3º) Leonardo Telles Silva – 27 pontos
4º) Cesar Botas – 24 pontos
5º) Leonardo Magalhães – 20 pontos

Saiba todos os detalhes de preparação, história e notícias da equipe pela fan page www.facebook.com/fernandobracing e também pelo Twitter www.twitter.com/fbracingcc.

A FB Racing tem o patrocínio da Bel Construções e Help Center Locações.

Caroline de Paula
Foto: Marcelo Maragni