
Marcos ou Lucas Moraes? Pai ou Filho? A experiência ou a ousadia? Façam suas apostas!
A MEM Motorsport é composta por duas duplas: Marcos Moraes/ Fabio Pedroso e Lucas Moraes/ Kléber Cincea. No campeonato brasileiro a pontuação entre pilotos e navegadores acontece separadamente, mesmo assim, as duplas MEM seguem firmes na liderança da temporada. Este ano, a disputa ganhou ares familiares sem precedentes no Brasil e ela promete esquentar ainda mais na reta final do campeonato. Porém, para você compreender melhor essa "briga" pelo título 2012 na principal categoria do rally brasileiro, vale atentar para as informações abaixo:
Marcos, o pai, é o atual Campeão Brasileiro, Lucas, o filho, está em sua segunda temporada.
Marcos tem um carro único, desenvolvido para ele, o T-REX, um protótipo que surpreendeu a todos em 2011 por sua resistência, confiabilidade e desempenho.
Lucas compete a bordo de um SherpaMEM, um protótipo vencedor, que já provou sua vocação para a vitória.
Eles estão na briga pelo título 2012, 1º e 2º lugares no brasileiro e, óbvio, os dois querem vencer. Não estão preocupados um com o outro, estão focados, atentos a fazerem o melhor na busca pelo título de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country 2012.
Independente do regulamento, que prevê até cinco (5) descartes para quem participar de 12 ou mais provas(serão 17 realizadas até o final), Marcos leva vantagem e tem hoje 81 pontos contra 55 de Lucas. Marcos foi o mais regular, venceu apenas uma etapa, mas estratégicamente somou pontuação para disparar na frente.
"Meu objetivo é o título. Ganhar etapas faz parte do jogo, como também garantir alta performance em todas as provas realizadas, pontuando sempre entre os melhores. O Rally é mais que uma simples corrida, é um jogo onde a estratégia é fundamental para o bom resultado. Carro confiável garante pontuação. Piloto que sabe onde pisar mais forte e onde poupar sua máquina é sábio, rápido, e entende que o imprevisível é mais exigente quando estamos fora de estrada, e que a ousadia tem tempo oportuno para garantir da vitória", diz Marcos Moraes, o atual campeão brasileiro.
Para chegar aos 55 pontos, Lucas garantiu o 1º lugar em 3 etapas, mas seus descartes já estão determinados e se a competição terminasse hoje, manteria os mesmo 55 pontos. E perderia. Se terminasse hoje, mas não termina, faltam ainda 4 etapas, divididas em 3 competições diferentes:
- O Rally dos Bandeirantes, dia 13/10 , em SP.
- O Rally das Serras, dias 16 e 17/11, em SC
- Sertões Series, dia 8/12, em SP.
Mas, dependendo dos resultados daqui para a frente, a Aritmética simples pode evoluir para um cálculo mais matemático e até mesmo dar a vitória final a Lucas.
"Minha estratégia é a segunte: Eu vou vencer! Se considerarmos os descartes, hoje meu pai teria 58 pontos, contra os meus 55. Sabe o vai acontecer? Nas próximas corridas vou tirar um ponto por etapa, aí empato e venço por ter mais vitórias. Vai ser um pega incrível", avisa Lucas, sem cerimônia.
Olho então nos carros, seus pilotos, navegadores e suas calculadoras!!
Confira a pontuação do Campeonato após 12 etapas realizadas:
Brasileiro de Rally Cross Country - Pilotos
1º - Marcos Moraes - 81 pontos
2º - Lucas Moraes - 55 pontos
3º - Romeu Franciosi - 38 pontos
4º - Marcus Baumgart - 37 pontos
5º - Mauro Schenekenberg - 31 pontos
Brasileiro de Rally Cross Country - Navegadores
1º - Fabio Pedroso - 81 pts
2º - Kléber Cincea - 67 pts*
3º - Beco Andreotti - 33 pts
4º - Neurivan Calado - 31 pts
5º - Rafael Capoani - 30 pts
* Kléber, mesmo sendo navegador de Lucas, pontuou ao competir no Rally dos Sertões com outro piloto. Lucas não participou do Sertões por ser o responsável pela produção do evento, portanto, não marcou pontos.
Zarhi El Malek/ Carlos Lua Cintra Mauro
Foto: Ricardo Leizer