
Equipe Acelera Sirema supera problemas e conquista mais oito pontos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria
A prova disputada neste sábado, 13, em Taubaté, no interior de São Paulo, reuniu grandes nomes do Cross Country nacional. Após cerca de 150 quilômetros de trechos cronometrados (Especiais), divididos em duas Especiais, a dupla Luiz Facco e Vinícius Castro, da Equipe Acelera Siriema, fechou o Rally dos Bandeirantes em segundo lugar na Pró Brasil, com o tempo de 2h41m50s. Com este resultado, a dupla marcou mais oito pontos na categoria e subiu algumas posições no ranking do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Apesar de não ter chovido forte durante a prova, a chuva do dia anterior foi suficiente para deixar o piso escorregadio e liso e obrigou a dupla a largar com pneus especiais para este tipo de terreno. Nesta 13ª etapa do Campeonato Brasileiro, Facco e Castro voltaram a competir na Pró Brasil e com a L200 Triton SR. No entanto, o novo motor do carro apresentou problemas, logo no início, e prejudicou o desempenho da dupla, ainda assim, foi guerreira, driblou as dificuldades e subiu ao pódio.
"Começamos a prova bem e andamos forte. Chegamos a ultrapassar um competidor da nossa categoria, mas a partir do km 27, o novo motor começou a apresentar problemas o que nos obrigou a parar diversas vezes, mas completamos. Largamos para segunda especial do mesmo jeito e fechamos até o final com dificuldade", conta Facco. "De positivo, voltamos a brigar pelo campeonato e agora estamos bem embolados com os primeiros colocados", completa o piloto que ainda fez o nono tempo da geral.
Muitas curvas, trechos travados, subidas, descidas e plantações de eucaliptos para todos os lados, além de trechos sinuosos exigiram habilidade e técnica dos pilotos e uma navegação precisa. "Em alguns trechos estava bem perigoso e as referências muito próximas, o que exigiu atenção redobrada. Mas gostei demais da prova e o importante foi completar e ganhar pontos no campeonato e vamos para a próxima prova mais determinados ainda", diz Castro que agora é líder do Campeonato Brasileiro, entre os navegadores da Pró Brasil.
A 10ª edição do Rally dos Bandeirantes contou com 23 veículos no grid, destes seis não completaram o percurso. Vale ressaltar, que a equipe estreou também a sua própria equipe de apoio. A dupla se prepara agora para o 4º Rally das Serras, que será realizado entre 14 e 18 de novembro, em São Joaquim, em Santa Catarina.
A Equipe Acelera Siriema tem o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama, apoio da Fontoura Dias e Acelera Siriema Rally.
Resultado Rally dos Bandeirantes (10 primeiros colocados)
1) Luiz Claudio Parente/ Glauco de Alencastro (Production T2), 02:27:30
2) Luiz Claudio Rodrigues / Thiago de Vargas ( Protótipo/T1), 02:28:20
3) Gláucio Vanderlinde / Idali Bosse R. da Silva (Production T2), 02:29:11
4) José Sawaya /Marcelo Haseyama (1º lugar Pró Brasil), 02:31:55
5) Gunter Hinkelmann/Josi Joerich (Super Production), 02:37:27
6) Eduardo Moré/ Kaique Bentivoglio (Super Production), 02:38:42
7) Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (Production T2), 02:40:53
8) Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone (Super Production) , 02:41:21
9) Luiz Facco/ Vinicius Castro (2º lugar Pró-Brasil), 02:41:50
10) Marcos Moraes / Fábio Rogério Pedroso (Protótipos T1), 02:43:04
Mércia Suzuki
Foto: Sanderson Pereira/Photo-S