
Na abertura do Brasileiro de Cross Country Gabriel Varela vence entre os ATVs
Barretos, 10 de março de 2013 - Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin confirmaram o resultado da primeira etapa e ao final da sétima edição do Rally de Barretos, e com o resultado da competição encerrada hoje abrem a temporada 2013 de rally cross country como vice-líderes do campeonato brasileiro, que prossegue com a disputa do RN 1500, de 9 a 12 de abril no Rio Grande do Norte. O rally disputado este fim de semana no noroeste do Estado de São Paulo teve um sabor especial para a família Varela: além de Reinaldo (primeiro piloto do Divino Fogão Rally Team), seus filhos Rodrigo e Gabriel disputaram, respectivamente, as categorias UTV e ATV. Rodrigo brigava os primeiros lugares quando foi obrigado a abandonar com a quebra da correia de transmissão; na categoria aberta aos ATVs seu irmão mais novo Gabriel chegou ao fim e, aos 18 anos de idade, obteve seu primeiro triunfo em provas de campeonato brasileiro.
O ritmo desta competição disputada num fim de semana de muito calor e nenhuma chuva foi dos mais fortes para um início de temporada, combinação que aliada às condições do terreno acabou exigindo bastante dos veículos. A maioria dos abandonos do fim de semana foi provocada por danos às caixas de direção, sistemas de transmissão e, principalmente, a queda dos chapões que protegem a parte inferior dos carros. Segundo na prova de ontem e quarto na de hoje, Reinaldo Varela explicou que regularidade foi a grande arma para garantir o segundo lugar no pódio de hoje:
"Desde ontem sabíamos que a competição estava muito equilibrada, condição que pode ser facilmente comprovada com a diferença de tempos entre os cinco primeiros. A vitória do Lucas de Moraes foi merecida. A alegria de ver um jovem se estabelecendo no cross country é quase tão grande quanto ver meu filho vencer sua primeira prova de campeonato brasileiro na categoria ATV."
Gustavo Gugelmin, que em 2012 conquistou o mundial de cross country na categoria T2 ao lado de Varela, igualmente cumprimentou Lucas Moraes e lembrou o clima que existe no rally brasileiro:
"O Lucas é filho do promotor que consolidou o Rally dos Sertões como um dos maiores eventos mundiais da modalidade e o Gabriel não nega seu DNA. Posso dizer que ver o Gabriel vencendo é como ver um verdadeiro irmão ganhando, pois me sinto parte da família Varela."
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin embarcam esta noite (domingo) para a Itália onde definirão os detalhes finais de sua participação na Copa do Mundo da FIA para Rally Cross Country.
Resultados extraoficiais:
Automóveis
1) Lucas de Morais/Alberto Andreotti Neto, Sherpa (Mem Motorsport/ T1), 4h4m36
2) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Triton RS (Divino Fogão Rally Team/T1), 4h07m09
3) Marcos E. de Moraes/Du Sachs, Trex, (Mem Motorsport/T1), 4h07m31
4) João Cardoso/Emerson Cavassin, Evoque (Promacchina/T1), 4h08m00
5) Luiz Facco/Vinicius Castro, Triton SR, (Acelera Siriema/PBR), 4h13m18
UTVs
1) Denísio Casarini Filho, Can Am Maverick (Casarini Can Am), 4h22m46
2) Robert Nahas, Polaris XP4 (Mobil RNN Sports), 4h23m31
3) Aristides Mafra Júnior, XP 900 (GS Motos/Polaris), 4h24m32
4) Fabio Campos XP 900 (Sacramento Campos), 4h32m41
5) Maurício Toldi/João de Souza Aranha, RZR 900 (KMA Motor Sports
Quadris
1) Gabriel Varela, Suzuki 450 (Divino Fogão Rally Team), 4h22m10
2) Cláudio Mura, Scrambler (Zona Sul Motors), 4h28m12
3) Diogo Zonato, TRX 700 (Zona Racing), 4h32m13
4) Osmar de Mendonça Júnior, Renegade 1000 (Mendonça Racing), 4h41m46
5) Bruno Beraldi, Yamaha YFZ 450, 4h5m36
O Divino Fogão Rally Team é patrocinado pela Mitsubishi e Blindarte (blindagem de veículos com qualidade, responsabilidade e arte) e tem apoio da Itamotors (revenda Mitsubishi em Alphaville São Paulo) e Temp Clean (soluções para higienização profissional).
Divino Fogão (www.divinofogao.com.br) é uma rede de restaurantes que oferece a comida típica da fazenda em 135 endereços em todas as regiões do País.
BeePress
Foto: Doni Castilho