
Nos caminhões Pesados, Salvini Racing confirma favoritismo, enquanto nos Caminhões Leves, Birchal/Magalhães realiza o sonho de conquistar o pódio
O 6º Rally Barretos reservou muitas surpresas e emoções. Neste final de semana, o evento abriu a temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e testou a rivalidade das 31 equipes participantes de carros e caminhões. Em dois dias de disputas foram percorridos aproximadamente 300 quilômetros.
Calor, poeira, lombadas... Obstáculos que deram um tom especial a este rally que arrancou elogios dos competidores. "A Pró Esporte Brasil nunca decepciona. O levantamento do percurso estava impecável, com duas especiais técnicas, onde os saltos, as curvas e os trechos de alta velocidade exigiram de todo o conjunto", analisou o piloto Guido Salvini. Para completar as adversidades off-road, areia e terra batida, subidas e descidas, e diversas curvas fechadas e abertas em estradas que percorreram canaviais, pastos e seringais.
Concluída a etapa deste domingo, o resultado surpreendeu até mesmo os campeões do evento: André Sawaya e Claudio Mifano, que estrearam nas posições de piloto e navegador. "Foi a primeira vez que pilotei um carro. Antes eu apenas navegava para o meu pai", contou Sawaya. "Decidimos competir em Barretos em cima da hora, peguei a picape e treinei apenas duas semanas. Por isso, jamais poderia imaginar que o resultado seria este. Estamos muito felizes", completou. Nos dois dias de prova, a dupla foi a mais rápida com o tempo de 03h45min40s.
Riamburgo Ximenes e Flávio França ficaram em segundo lugar, embora tenham sido os melhores do dia (11). "Tivemos uma tocada limpa, técnica e eficiente, focados na vitória. Antes de largar hoje, determinamos até o tempo que queríamos obter, e assim fizemos", disse com consciência Ximenes.
Entre os caminhões, a estreia de Fernando Birchal e Leonardo Magalhaes foi a melhor possível. Eles atingiram a marca de 05h22min25s, entre os Caminhões Leves. "Gostei demais do rally. No começo estava um pouco inseguro, pegando a manha da pilotagem do caminhão. Mas, fui aprendendo a lidar com as retomadas do motor e pegar velocidade", avaliou.
Situação oposta viveu a Salvini Racing, que saiu vitoriosa do Rally Barretos pela quinta vez consecutiva. "Depois que cruzamos a linha de chegada sentimos um profundo alívio. É a sensação de missão cumprida e de aproveitar com sabedoria a oportunidade de conquistar importantes pontos para o certame", declarou Salvini, que compete ao lado do navegador Flávio Bisi e do copiloto Fernando Chwaigert.
Adeus, Barretos! O pessoal do rally se despediu, já com a cabeça no Rally RN 1500, que acontecerá de 11 a 15 de abril, no Estado do Rio Grande do Norte.
Para mais informações: www.proesportebrasil.com.br.
Resultados - 6º Rally Barretos
2ª etapa - Domingo
Carros
1º Riamburgo Ximenes/Flávio França, 01h50min14
2º André Sawaya/Claudio Mifano, 01h50min17
3º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 01h51min03s
4º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 01h54min59s
5º José Hélio/Eduardo Sachs, 01h56min04s
Caminhões
1º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, 02h28min18s
2º Fernando Birchal/Leonardo Magalhães, 02h37min17s
Geral
Carros
1º André Sawaya/Claudio Mifano, 03h45min40s
2º Riamburgo Ximenes/Flávio França, 03h48min33s
3º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 03h51min50s
4º José Hélio/Eduardo Sachs, 03h52min40s
5º Régis Braga/Rogério Almeida, 04h04min57s
Caminhões
1º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, 04h58min57s
2º Fernando Birchal/Leonardo Magalhães, 05h22min25s
O 6º Rally Barretos tem supervisão da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, FPM - Federação Paulista de Motociclismo e FASP - Federação Paulista de Automobilismo. Apoio: Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, ACIB, Maré GPS e Bike Box
Liberdade de Ideias
Isis Moretti - Mtb: 36.471
Foto: Márcio Machado/DFOTOS