
Após quatro dias percorrendo dunas, cruzando o sertão potiguar, enfrentando o calor nordestino e confrontos diretos, Luis Carlos Nacif e Filipe Bianchini podem gritar “é campeão” com ar de superação. Foram aproximadamente 900 quilômetros no RN 1500, prova que consagrou a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A Equipe Microcity de Rally foi a melhor dentre o grid dos carros, que teve 27 duplas presentes.
Nacif e Filipe largaram nesse domingo, dia 15, com a missão de tirar a diferença de 1min39s da dupla Marcos Moraes e Fábio Pedroso no trecho entre Currais Novos e Natal. Só que eles fizeram além do esperado e cruzaram a linha de chegada com uma vantagem de 2min10s, quase impossível na opinião de Nacif: “Achei que não ia dar para fazer isso pela pequena distância da prova de hoje, de 140km. Ganhamos literalmente no braço! Andamos bem mais rápido que nos outros dias, mesmo com o carro perdendo um pouco de torque. Largamos hoje de manhã com a faca nos dentes e ó, não tenho medo de nada não!”.
Nos quatro dias passando por várias regiões do Rio Grande do Norte, o piloto mineiro e o navegador brasiliense passaram por experiências novas, alguns imprevistos e, principalmente, a novidade de andarem pela primeira vez juntos. Nacif disse na abertura do rally, na última quinta-feira, dia 12, que presentearia o novo navegador. A profecia deu certo: “Eu falei que o Piauí quebrou a mão direita na época errada e que eu ia dar o troféu de presente ao Filipe. Minha palavra teve peso e ta aí, campeões do RN 1500! Mas o Piauí sabe que ele é o titular!”. Humberto Ribeiro, o Piauí, acompanhou todo o RN 1500 de casa e conversando com todos da Equipe Microcity de Rally pelo celular para saber as novidades. Para o próximo desafio, o Rally dos Sertões, ele estará recuperado e de volta.
Avaliações
O RN 1500 deste ano foi mais que especial para o piloto mineiro, que se consagrou campeão. Nacif tinha uma missão difícil de recuperar o tempo perdido do problema mecânico ocorrido no penúltimo dia de prova. Ele que achava que estava tudo garantido ao ver um de seus concorrentes diretos com problemas no carro no meio do caminho, viu que nesse esporte nada é certo até a linha de chegada: “Aprendi que o rally só termina quando acaba mesmo. Até sábado estávamos tranquilos, andando bem, chegando ao segundo lugar, mas daí quebramos também. Recuperamos na raça, pois o imprevisto serviu de lição”.
Sobre o evento em si, Nacif só tem a elogiar um dos rallys que mais gosta de correr, principalmente por mais competidores terem subido até o Nordeste: “Foi um dos melhores RN’s da minha vida de piloto. Este rally tem um estilo que me agrada, com provas rápidas, dunas, trial, trechos de alta velocidade... De tudo um pouco! As recepções também são bem estruturadas. Aqui na chegada montaram um louge bacana na Via Costeira. Outro ponto bacana é que mais competidores de outras regiões vieram pra cá, como o Facco, o Mauro, o Damini, o Davison, o Sawaya, a Helena e o Leandro Torres. Foi um grid bom, com boas disputas!”
Relaxado e na beira da praia comemorando o título de campeão ao lado de Filipe, Nacif manda o recado para seu próximo rally, de 16 a 29 de agosto: “Agora é curtir o prêmio, pois daqui a pouco começam os preparativos para o Sertões. E ó, aviso a todos: me aguardem!”.
Final RN 1500 carros – resultado oficial:
1º) Luis Carlos Nacif e Filipe Bianchini (Pró Brasil, carro #345) – 7h59min15s
2º) Marcos Moraes e Fabio Pedroso (Production, carro #301) – 7h59min15s
3º) Mauro Schenekenberg e Neurivan Calado (Production, carro #314) – 8h27min44s
4º) Lucas Lemgruber e Kleber Cincea (Production, carro #323) – 8h29min4s
5º) Cristiano Batista e Ronnie Von (Production, carro #380) – 8h35min51s
6º) Eduardo More e Kaique Bentivoglio (Super Production, carro #338) – 8h54min19s
7º) Alberto Sousa e João Neto (Super Production, carro #316) – 9h12min55s
8º) Jefferson Barbalho e Wellington Reze (Super Production, carro #375) – 9h36min15s
9º) Marcelo Damini e Rodrigo Czech (Pró Brasil, carro #377) – 9h36min42s
10º) Roberto Cunha e Junior Chagas (Production, carro #372) – 10h30min13s
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Foto: Gustavo Epifanio