Sertões Series: Carros e caminhões testados ao extremo em Avaré

 

series-final-oficial

Marcos Baumgart e Beco Andreotti venceram a etapa entre os carros; nos caminhões leves a vitória foi de Edu Piano e Solon Mendes, com o trio liderado por Guido Salvini Neto vencendo entre os pesados na primeira etapa do Sertões Series

Começou neste sábado (5) mais uma temporada do Sertões Series, campeonato organizado pela Dunas Race e que para muitos pilotos das diversas categorias do off road nacional vale como preparação para o Rally dos Sertões, que acontece em agosto. A etapa inaugural da temporada, realizada em Avaré (SP), também foi válida pelos campeonatos Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country para carros e caminhões. Na etapa deste sábado, foram 34 carros e sete caminhões inscritos na competição.

O trajeto de 160 quilômetros foi percorrido entre as fazendas Jamaica e Nova Fronteira, e foi dividido em duas voltas de 80 quilômetros cada, proporcionando aos pilotos um pouco do que é visto no maior rally sem fronteiras do planeta: trechos de alta velocidade intercalados com partes travadas, exigindo dos equipamentos e de toda técnica dos pilotos e concentração dos navegadores.

Entre os carros, a dupla formada por Marcos Baumgart e Beco Andreotti venceu completando a prova em 2h10min33s5 fazendo bom uso da Mitsubishi L200 Evo, com apenas 1min56s4 de vantagem sobre João Franciosi e Rafael Capoani, que chegaram em segundo a bordo do Sherpa. A dupla vencedora, inclusive, competiu junta pela segunda vez, apesar de ambos fazerem parte da mesma equipe: Andreotti navega para Christian (que está em período de "licença paternidade"), irmão de Marcos, que tem Kleber Cincea como navegador - que não pôde competir por estar em viagem de lua de mel. Foi a segunda vez que Marcos e Beco dividiram um carro, e o aproveitamento da dupla é de 100%. No Sertões de 2006, a dupla foi campeã na categoria Protótipos T1 nacionais.

Nos caminhões leves, Edu Piano disputou sua primeira prova no ano e venceu. A bordo do Ford F4000, o sorocabano colocou pouco mais de seis minutos em cima do segundo colocado, Amable Barrasa. Entre os pesados, Guido Salvini soube aliar habilidade para se livrar dos perigos do caminho e da concentração de seu navegador para vencer com o Mercedes Atego 1725.

Confira, abaixo, os resultados e as declarações do piloto vencedor de cada categoria:

CARROS (os cinco primeiros na geral):
1-) Marcos Baumgart/Beco Andreotti (Mistubishi L200 Evo/PT1) - 2h10min33s5
2-) João Franciosi/Rafael Capoani (Sherpa/PT1) - 2h12min29s9 (1min56s4)
3-) Cristiano Batista/Ronie Von Silva (Sherpa/PT1) - 2h16min04s6 (5min31s1)
4-) José Hélio/Weidner Moreira (Mitsubishi L200 Evo/PBR) - 2h16min51s2 (6min17s7)
5-) Marcos Moraes/Fabio Pedroso (MEM T-Rex/PT1) - 2h19min08s1 (8min34s6)

MARCOS BAUMGART: "Ano passado eu fiz essa etapa correndo de moto, mas na segunda volta eu tive que parar com um pneu furado. Então essa vitória de hoje, de carro, que é mais a minha praia, foi muito legal para a equipe. Estou muito feliz. Foi também uma grande oportunidade para testarmos algumas modificações que fizemos no carro para o Rally dos Sertões. O percurso era rápido, com vários retões e curvas de alta velocidade, algumas delas cegas, em que o piloto tem que acreditar muito no navegador e fincar o pé direito no acelerador, em quarta ou até quinta marcha. Curva de baixa, ‘cotovelo’, todo mundo faz. Esse trajeto valoriza o trabalho do piloto e do navegador".

CAMINHÕES LEVES (os três primeiros):
1-) Edu Piano/Solon Mendes (Ford F400/Leves) - 2h32min01s7
2-) Amable Barrasa/Cesar Botas (Ford F4000/Leves) - 2h38min02s9 (06min01s2)
3-) Rafael Conde/José Papacena (Ford F4000/Leves) - 2h42min10s0 (10min08s3)

EDU PIANO: Foi a primeira prova que fiz neste ano, e foi bem dura, bastante técnica, muito boa, típica dos eventos organizados pela Dunas. Nós aproveitamos a oportunidade de competir em Avaré para testar algumas modificações que fizemos no motor e na suspensão do caminhão, e deu tudo certo. Geralmente íamos direto ao Sertões e tendo feito alguns testes na nossa pista. Mas ter feito a etapa do Sertões Series foi extremamente proveitoso, já que pudemos testar o equipamento em reais condições de prova, vivendo a situação da competição em si.

CAMINHÕES PESADOS:
1-)Guido Salvini Netto/Flávio Bisi/Fernando Chwai (Mercedes Atego 1725) - 3h00min38s5
2-) Ulysses Marinzeck/Evandro Bautz/Adriano S. (Mercedes Cargo 1933) - 3h08min50s7 (36min49s0)

GUIDO SALVINI NETO: Este é um tipo de prova que não perdoa erros. Por ser curta, temos que exigir o máximo do equipamento e ir ao nosso limite. O terreno era bem acidentado, coberto com grama, e desta forma não conseguíamos visualizar as pedras e buracos. Isso nos obrigou a reduzir a velocidade para evitar surpresas desagradáveis.

Sertões no Facebook:
https://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube -Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

FGCom
Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro
Foto: Gustavo Epifânio