Luiz Facco e Humberto Ribeiro garantem pódio no Rally de Erechim

erechim-final-facco

Dupla foi vice-campeã da etapa na RC2N do Campeonato Gaúcho e fechou em quarto no Brasileiro. Com problemas no câmbio, fez a maior parte da prova deste domingo com apenas a terceira marcha

24 de maio de 2015 - Neste domingo, o piloto Luiz Facco e navegador Humberto Ribeiro, da Equipe Acelera Siriema, finalizaram a 18ª edição do Rally de Erechim (RS), com pódio. Após dois dias de disputas acirradas, que totalizaram 12 trechos cronometrados, a dupla foi vice-campeã da etapa, na categoria RC2N, no Campeonato Gaúcho e quarta colocada no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Ao final das dez Especiais e dois Super Primes, deste fim de semana, a dupla encerrou a sua participação na maior prova de Rally de Velocidade do País, com o tempo de 2h12m02s.

 

Mais que superação, subir ao pódio de Erechim teve um gosto especial para Facco e Ribeiro, uma vez que a dupla enfrentou problemas com o câmbio do Peugeot 207 XRC nos dois dias, sobretudo, neste domingo. Por ser uma prova tecnicamente difícil, exigiu demais de competidores e equipamentos, o que dirá de quem pilotou praticamente toda a prova com apenas uma marcha.

"A chuva que caiu desde a madrugada prejudicou o desempenho dos carros e tornou alguns trechos escorregadios e mais perigosos. Imagine para nós que fizemos mais de 90% da prova com apenas a terceira marcha? Foi um esforço acima do normal, por isto nosso desafio maior era chegar. E conseguimos completar a prova e ainda fazer o Super Prime", relata Facco, que usou de toda a sua habilidade e experiência. O piloto é tetracampeão Paulista de Rally de Velocidade - três títulos na categoria A6 (2009, 2010 e 2012) e um na N4 (2014).

Segundo o piloto, o resultado da dupla só não foi melhor devido ao regulamento do campeonato brasileiro. "Fizemos tudo que foi possível e acho que até o impossível e nos superamos para completar uma prova como a de Erechim somente com a terceira marcha. Tanto esforço para chegar ao final e sermos penalizados por um regulamento esdrúxulo que beneficia o menor esforço", dispara Facco, que completa: "Mas o Rally de Erechim é maravilhoso, excepcional, uma prova completa, super técnica com todos os tipos de dificuldades, saltos, depressões, gancho para direita e para esquerda e um piso desafiante, foi bom demais participar mais uma vez desta prova", diz Facco.

Para Ribeiro que está em sua segunda prova na modalidade a aprovação também não foi diferente. "A chuva destruiu o traçado das Especiais e nosso desempenho foi prejudicado por alguns incidentes, mas a prova é muito boa, tem estrutura e organização sensacionais, fora o público enorme que prestigia o evento. Não aceleramos o que estamos acostumados, mas nos divertimos também", diz o navegador.

Setenta e oito equipes de cinco países se inscreveram na prova e foram divididas entre as categorias RC2, RC2N, RC3, RC4 e RC5. Foram aproximadamente 160 quilômetros de trechos cronometrados que passaram pelas estradas de terra do interior dos municípios de Erechim, Paulo Bento e Barão de Cotegipe. A 18ª edição do Rally de Erechim foi válida pela segunda etapa dos Campeonatos Brasileiro e Gaúcho e também pelo Sul-Americano de Rally de Velocidade. Mais informações sobre a prova e resultados no www.rallyerechim.com

Para acompanhar notícias da dupla acessem a página no Facebook: Acelera Siriema Rally. A equipe, com sede na região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado Final Rally de Erechim - 24/5/15

Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade

CATEGORIA RC2N - 4×4 (Dois primeiros)

1 - Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales - Brasil - Mitsubishi Lancer - 1h04min07
2 - Luiz Facco/Humberto Ribeiro - Brasil - Peugeot 207 XRC - 1h10min02

Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade

CATEGORIA RC2N - 4×4 (Quatro primeiros)

1 - Ulysses Bertholdo/Alessander Soares - Brasil - Mitsubishi Lancer - 1h51min17
2 - José Barros Neto/Marco Marini - Brasil - Mitsubishi Lancer - 1h57min12
3 - Mauricio Neves/Carlos Morales - Brasil - Peugeot 207 XRC - 1h58min35
4- Luiz Facco/Humberto Ribeiro - Brasil - Peugeot 207 XRC - 2h12min02


Assessoria de Imprensa - Equipe Acelera Siriema
MSuzuki Comunicação
Foto: José Mário Dias