
Terceira etapa será recheada de histórias e duas especiais noturnas
A cidade de Piraquara não necessariamente é a mais “popular” do Brasil, nem tanto recebera em outra oportunidade uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR). Mas neste final de semana, a pequena cidade na região metropolitana de Curitiba vai ter emoção em alta velocidade. Piraquara sedia a terceira etapa do CBR e a segunda do Paranaense entre esta sexta-feira, 3, e o sábado, 4.
A cidade pode não ser tão conhecida, mas parte do rali será histórico. Parte dos trechos por onde passará a corrida, vai retomar pontos do antigo e famoso Rally da Graciosa, disputado entre os anos 80 e 90. Além disso, outra grande novidade para esta etapa será a disputa de duas especiais noturnas. Prova igual, somente em Erechim, no RS, e mesmo assim esta em super prime, uma espécie de autódromo.
Em Piraquara, as especiais noturnas serão de longa distância, um desafio a mais para os competidores. “Vai ser novidade para nós competir em especiais longas à noite, como encontraremos nesta prova. Até hoje andamos apenas no super prime do Rally de Erechim.
Estamos ansiosos para ver como será andar neste tipo de corrida. Vamos focar bastante no reconhecimento das especiais, pontuar minunciosamente as adversidades do trecho para que não ocorra nenhum erro durante a prova”, salienta o piloto Cassandro Maloz, que faz dupla com o navegador Luis Felipe Trentin, da equipe ART Rally (Trentin Automóveis/Da Terra Agronegócios/Pastifício Norte Sul/Pneubras/Morgan Sementes).
Fernando Solimann, da Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico) também se mostra ansioso pela corrida, ele que anda com a navegadora Natasha Pedot. “É complicado porque a gente não sabe que tipo de especial vai encontrar, se são estradas largas ou mais estreitas. A noite não há muita referencia e se as estradas são muitos estreitas gera um certo perigo também. Vamos fazer estas especiais de maneira que se complete, andando dentro da possibilidade próximos dos principais concorrentes, que terão uma certa vantagem por serem da região e conhecerem o tipo de piso desta prova. Tem que ter cuidado para não acontecer nada errado, porque a prova que vale mesmo é sábado e onde poderemos apertar um pouco mais o ritmo”, aponta Fernando.
Nesta sexta-feira, os competidores fazem o reconhecimento das especiais. Ainda nesta sexta, a programação inclui largada promocional, às 19h, em frente ao prédio da prefeitura de Piraquara, e a largada das especiais noturnas, a partir das 20h13.
Corrida com história
A cidade de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, sediará pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro. Para os mais saudosistas, vale lembrar que a corrida passará por trechos do antigo Rally da Graciosa, que já foi um dos mais famosos do país e está fora do calendário nacional há algum tempo.
A prova de Piraquara será composta por oito especiais, duas delas na noite de sexta-feira, 3, a partir das 20h13, e outras seis durante o sábado, 4, a partir das 8h45. O total de prova prevê 123 quilômetros de trechos cronometrados.
O parque de apoio do rali, com os boxes das equipes, ficará junto ao terminal Total Storage, na rua Heitor Pallú, no bairro Guabirotuba. O acesso aos boxes, assim como às especiais, é gratuito ao público.
Na noite de sexta-feira, antes da largada das especiais, haverá uma apresentação promocional dos competidores ao público. Esta começará às 19h, em frente ao prédio da prefeitura de Piraquara.
O público deve ficar atento aos horários limites para o acesso às especiais, tanto na noite de sexta, como durante o sábado. Informações e mapas da prova podem ser encontrados junto ao parque de apoio.
PROGRAMA DO RALLY DE PIRAQUARA
Sexta-feira - 03 de julho
18h30 - Divulgação da Lista Oficial de Inscritos
19h00 - Largada Promocional – Prefeitura Municipal de Piraquara
20h13 - Largada do primeiro carro na SS Santa Maria 1
21h16 - Largada do primeiro carro na SS Santa Maria 2
Sábado - 04 de julho
10h03 - Largada do primeiro carro na SS Laranjeiras 1
11h01 - Largada do primeiro carro na SS Botiatuva 1
12h44 - Largada do primeiro carro na SS Laranjeiras 2
13h42 - Largada do primeiro carro na SS Botiatuva 2
15h25 - Largada do primeiro carro na SS Laranjeiras 3
16h23 - Largada do primeiro carro na SS Botiatuva 3
18h00 - Premiação
19h00 - Jantar de encerramento
Classificação do Campeonato Brasileiro
Resultado categoria RC5 (para veículos 4x2 de produção)
1) Toninho Genoin / Maicol Souza – Peugeot 206 – 43 pontos
2) Cassandro Maloz / Luis Treintin – Fiat Palio – 39 pontos
3) Evandro Carbonera / Eduardo Tonial - Peugeot 207 – 22 pontos
Categoria RC2 (para veículos 4x4)
1) Ulysses Bertholdo / Alessander Soares - Lancer EVO X - 49 pontos
2) Maurício Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 XRC – 37 pontos
3) José Barros Neto / Marco Marini - Lancer EVO IX - 20 pontos
Resultado categoria RC4 (para veículos 4x2 com preparação)
1) Rafael Tulio / Gilvan Jablonski – Peugeot 207 – 43 pontos
2) Luis Tedesco / Sidinei Broering - Fiat Palio – 42 pontos
3) Vanderlei Carminatti / Andrey Karpinski – GM Celta – 16 pontos
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro