
Decisão veio após a conquista dos títulos do Brasileiro e Copa Peugeot em 2012
O rally de velocidade brasileiro vai ganhar uma dupla a mais no grid dos carros 4x4, os de maior potência no grid. O piloto gaúcho Fábio Dall Agnol, juntamente com o navegador Gabriel Morales, troca de categoria nesta temporada e vai estrear entre os carros mais fortes do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
O certame nacional começa em março, com a etapa de Canela, no Rio Grande do Sul e esta também será a primeira corrida de Fábio na nova categoria. “Este é um sonho que está sendo realizado. Desde que iniciei no rally, sempre tive admiração pelos carros de tração 4x4, longo sempre quis e lutei para conseguir andar com este carro”, destaca o piloto.
A decisão de mudar de categoria veio após conquistas importantes do piloto nos últimos anos como o título Sul-americano (categoria A6) em 2011, o bicampeonato Brasileiro (categoria 4x2 super) em 2012 e no mesmo ano a conquista da Copa Peugeot, na principal categoria, a 207 Super. “Devido a nossa carreira de carros 4x2 e por termos ganhos todos os títulos aqui no Brasil e no Sul-americano, acreditamos que temos o conhecimento de prova necessário para dar este passo. Vamos enfrentar adversários difíceis, com muita experiência nestes veículos e para isso vamos precisar de todas as ajudas possíveis”, ressalta Fábio.
OS DESAFIOS NA NOVA CATEGORIA
Para Fábio e Gabriel, este será um novo e importante desafio. A dupla irá competir na categoria 4x4 Turbo do Brasileiro de Rally, a mais forte, a bordo de um Mitsubishi Lancer. “A maior dificuldade que vamos encontrar certamente será a diferença de pilotagem de carro. Por mais que eu pesquise e assista vídeos de como se deve pilotar, só teremos uma boa ideia após o primeiro treino em Farroupilha”, aponta o piloto.
Para Fábio, os adversários deste ano serão pilotos com muita experiência e conhecimento da categoria 4x4. “Temos um treino programado para início de fevereiro, estamos apenas aguardando a confirmação do Ulysses (Bertholdo, preparador do carro) de que o Lancer estará pronto”, acrescenta.
“Vamos utilizar um Mitsubishi Lancer Evo 9. Iremos utilizar este carro porque acreditamos no potencial e na mecânica dele, é um veículo que foi feito para competir, nasceu com este objetivo e hoje é um carro consagrado”, aponta Fábio.
O ANO DE 2013
O ano de 2013 marca um novo passo de Fábio Dall Agnol e Gabriel Morales no rally de velocidade. Após muitas conquistas nos carros de tração 4x2, estrear entre os 4x4 marcará um ano de aprendizado, mas também de metas a serem cumpridas. “Não podemos pensar em brincar. Sabemos que o inicio é um pouco mais complicado, que vamos precisar de um tempo para adaptar o estilo de pilotagem, navegação e o levantamento. Vamos e já estamos fazendo o possível para que esta adaptação seja a mais rápida possível e que para a primeira prova já consigamos ser rápidos e seguros dentro do carro”, explica Fábio.
Ele também ressalta que a equipe vem buscando parceiros para o projeto deste ano entre os carros 4x4. “Para esta temporada vamos ter um investimento maior em relação aos outros anos e por este motivo estamos em busca de parceiros que olhem isso como uma oportunidade de investimento e que isto se transforme em muita velocidade para que nós consigamos trazer ótimos resultados como viemos conquistando nestes anos”, diz Fábio.
PrimeComunicação
Foto: Benhur Santin/Prime