
Dupla gaúcha disputará o Campeonato Brasileiro de 2013 que terá sua abertura em Canela, RS
Não será necessariamente no quintal de casa, pois a dupla reside em Erechim, mas será no Rio Grande do Sul, estado natal dos irmãos Juliano Sartori e Rafael Sartori, a primeira corrida da equipe Bitshop Rally (Bitshop/Abadia Competições) na temporada 2013. A equipe volta a competir no rally de velocidade brasileiro na abertura do Campeonato Nacional, que acontecerá na cidade de Canela, na serra gaúcha, entre os dias 15 e 17 de março.
A bordo do Mitsubishi Lancer a dupla dos irmãos Sartori competirá no Campeonato Brasileiro (CBR) na temporada de 2013 pela categoria mais forte, a Classe 3 (4x4 Turbo). Uma volta que promete ser em grande estilo, num evento histórico para Canela.
Até esta quinta-feira, 7, nada menos que 46 carros já estavam inscritos para competir no Rally Montanhas de Canela, nove deles somente na categoria 4x4 Turbo. Evento que promete ser grandioso e aumenta a expectativa da dupla por voltar às pistas.
“estamos ansiosos por esta volta aos rallys e competir em uma prova com um grande grid, acima de tudo muito qualificado. Acho que poderemos ter alguma dificuldade para entrar no ritmo de prova nas primeiras especiais, mas vamos com cautela para administrar essa situação. Não tenho dúvidas que será uma prova muito competitiva”, destaca o piloto Juliano Sartori.
O navegador Rafael é outro que se mostra otimista com o retorno da equipe às corridas. “Nossa expectativa é a melhor possível, e estamos muito ansiosos para que comece este campeonato. Fizemos o possível para competir este ano, pois até então não tínhamos certeza se iriamos participar. Mas conseguimos acertar com a nossa equipe, que é umas das melhores do Brasil, e vamos com tudo este ano. Tenho certeza que será um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos”, acrescenta Rafael.
Objetivos traçados
Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011 na categoria 4x4, a equipe Bitshop Rally sabe que pode seguir na briga por novas conquistas. Por isso, a meta para 2013 já está bem definida, conforme relata o piloto Juliano Sartori: “pretendemos completar todo o campeonato buscando pontuar em todas as etapas, para que no final do ano possamos disputar o título. Evidente que vamos necessitar apoio de novos patrocinadores para completar a temporada”.
O carro da dupla seguirá sendo o Mitsubishi Lancer. A equipe de trabalho da Abadia Competições já deixou o carro pronto. “Estudamos a possibilidade de fazer um treino no próximo final de semana, mas como o tempo é curto, talvez fique apenas para Canela”, enfatiza Juliano.
Antes da corrida de Canela, haverá o shakedonw (treino final de ajuste), a ser realizado na sexta-feira, dia 15. Juliano e Rafael vão fazer o teste. “Será, possivelmente o primeiro contato com o carro este ano e teremos de conhecer as condições do piso local e demais características que vamos encontrar andando em Canela”, explica o piloto.
Esta também será uma corrida nova para a dupla. “Realmente não conhecemos nada do Rally de Canela, creio que serão especiais muito técnicas, pois é uma região do Rio Grande do Sul com muitos morros. Será um rally bastante difícil, mas esta dificuldade será para todos. Vamos tentar fazer o melhor trabalho possível, para trazer um bom resultado para casa”, diz o navegador Rafael.
Parceria no cockpit
Juliano e Rafael Sartori, além, de serem irmãos, competem no automobilismo, juntos, desde muito cedo. No kart, apesar de andarem em veículos diferentes, andavam em provas juntos. A parceria foi mantida para o rally de velocidade. Desde a primeira corrida, em Erechim, no ano de 1999, a dupla nunca se desfez.
E com a manutenção do trabalho, veio também a confiança de ambos no trabalho um do outro. Isso porque o piloto precisa confiar muito no navegador para poder acelerar o máximo possível um carro de rally durante uma corrida, repleta de obstáculos, e principalmente por ser em estradas de terra.
Uma parceria que promete ser cada vez mais forte nas pistas. “Vamos agregar nossa experiência da dupla para sermos competitivos durante todo o ano. Tentar manter equilíbrio nas provas para sermos regulares, e evidente, buscar as vitórias quando for possível”, encerra o piloto Juliano Sartori.
O rally em Canela
O Rally Montanhas de Canela terá sua segunda edição este ano. A corrida acontece em estradas de terra no interior do município, que fica em uma linda região turística na serra gaúcha.
As inscrições ainda estão abertas. Até agora, mais de 45 carros já estão inscritos para o rally. A edição de 2012 foi uma das mais desafiadoras do calendário gaúcho. Para este ano, a organização já adiantou que vai alterar parte do roteiro, que será composto de mais de 100 quilômetros de trechos cronometrados entre o sábado, 16 (primeiro dia de rally) e o domingo, 17 (segundo e último dia de provas).
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Bitshop Rally
Texto e Foto: Edson Castro