Federação Gaúcha de Automobilismo se mostra empolgada com primeiro rally de 2013 com quase 50 carros

canela-fga

Corrida em Canela, na Serra, marcará a abertura do Campeonato Gaúcho e receberá ainda etapas do Brasileiro no próximo final de semana

Nada menos que 47 carros já estão inscritos para alinhar no grid de largada do Rally Montanhas de Canela, na serra gaúcha. A prova, na cidade de Canela receberá a primeira etapa do Campeonato Gaúcho e as primeira e segunda etapas do Brasileiro de rally de velocidade a partir da próxima quinta-feira, dia 15.

Um rally que ganha em tamanho e qualidade para este ano, em relação a primeira edição, disputada em 2012. “O trabalho no decorrer desses dois anos a frente do Departamento de Rally da Federação começa a mostrar resultados, mas reconheço que foi além das expectativas o grid em Canela. Por outro lado, é bom ver que as pessoas acreditam em uma organização eficiente”, destaca o diretor do Departamento de Rally de Velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Claudio Pagliosa.

Para ele, a primeira prova do ano sempre gera uma grande expectativa, do grid, da qualidade dos carros e competidores, e se o projeto programado vai ser executado. Com um grid tão grande como será em Canela, os organizadores tiveram que alterar a rotina e maneira de trabalhos. “O trabalho teve que ser totalmente remontado, o grid foi acima do esperado e assim gerou novos encargos, mas essas mudanças são boas e estimulam o nosso trabalho”, acrescenta Claudio Pagliosa.

Este grid, que pode chegar próximo a 50 carros, mostra um novo momento do esporte no país. E o trabalho feito no Campeonato Gaúcho nos últimos anos também influencia neste crescimento, aponta Pagliosa. “O grid acima do esperado é fruto de um trabalho feito no Rio Grande do Sul, onde se busca a excelência de prova, sempre trabalhando para que o competidor que participa aqui, volte. Assim temos os maiores grids da América. Claro que temos que lembrar do empenho feito pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para termos um bom número de competidores, e a ajuda constante da mesma em busca do crescimento dessa modalidade no Brasil”, aponta Pagliosa.

Importância dos regionais

Os campeonatos regionais de rally de velocidade, ganham cada vez mais importância no Brasil, de acordo com Claudio Pagliosa. “Temos que respeitar os regionais, é o berço de novos talentos que irão um dia disputar o Brasileiro, Sul-americano e até mesmo o Mundial. Temos que cuidar das nossas categorias de base, é assim a preocupação aqui no Sul do Brasil”, aponta o dirigente.

O Campeonato Gaúcho tem se destacado no Brasil pela competitividade e organização, além do surgimento de novas sedes para a pratica do esporte, como é o caso de Canela, que este ano fará sua segunda edição seguida dentro do calendário estadual, agregando ainda prova do Brasileiro. “Criar novas praças, fomentar o campeonato em todo o Estado é a nossa meta. Estamos tendo sucesso hoje porque o trabalho é muito sério e responsável. Podemos chegar mais longe, sempre buscando a melhor preparação da prova, respeitando os clubes associados da FGA e as pessoas que fazem o rally acontecer, além de valorizar os competidores e assim tornar a referencia no Brasil dessa modalidade. É um desafio grande, audacioso, mas temos capacidade de equipe para chegar lá”, aponta Pagliosa.

Auxilio de Clubes em Canela

O Rally Montanhas de Canela será organizado com auxilio do Automóvel Clube de Panambi e também do Erechim Auto Esporte Clube (EAEC). Hardy Hartmann, de Panambi, é inclusive o coordenador do comitê de organização do evento.

Claudio Pagliosa cita ainda que uma parte da estrutura do EAEC vai auxiliar a prova de Canela. “Teremos uma nova cronometragem sendo usada em Canela. Além disso temos um grande grupo de erechinenses que estarão lá, mas a estrutura montada pelo clube de Panambi é fantástica”, encerra Claudio.

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro