
Julio Romi disputará duas competições em 2013 e entra no Campeonato Gaúcho como o atual campeão na categoria mais forte
Depois de conquistar o título do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade, na categoria mais forte, a 4x4 – Classe 3, em 2012, o piloto catarinense Julio Romi e seu navegador, Eduardo Tonial, terão um novo desafio em 2013. A dupla da equipe ProRomi Racing vai competir este ano também no Campeonato Brasileiro.
E a primeira corrida acontece neste final de semana, na cidade de Canela, RS, numa das provas que foi a mais desafiadora da temporada passada no Estado. “Estamos com uma ótima expectativa para o início da temporada, esperamos iniciar o ano como terminamos 2012, com um bom ritmo e conseguindo bons resultados para sairmos campeões novamente”, destaca o navegador Eduardo Tonial.
Julio Romi prevê um bom ano. “Vamos estar andando com um carro inferior a maioria dos competidores, que também possuem mais experiência que nós, mas o negócio é trabalhar para buscar bons resultados. Um campeonato se conquista pela regularidade. Temos que pontuar em todas as provas para chegar no final do ano brigando por uma boa colocação”, acrescenta o piloto de Florianópolis, SC.
Prova conhecida
Canela é um rally teoricamente conhecido pela dupla Julio Romi e Eduardo Tonial. Apesar da organização adiantar que grande parte do percurso será diferente de 2012, a dupla competiu na região naquele ano e conhece o tipo de piso e também os desafios de andar em estradas de terra em serras. “A prova em relação a do ano passado mudou completamente por ter junto o Brasileiro neste ano, pelas informações que temos, então é uma corrida nova para todos e o nível de dificuldade em relação aos terrenos com certeza será alto, especiais com muita pedra solta e subidas fortes”, aponta Eduardo Tonial.
No grid, mais de 45 carros estão inscritos para largar na prova de Canela, nove deles apenas entre os carros 4x4. “Canela será uma corrida muito difícil, provável que mais de 50% do grid de largada não termine. A região tem estradas muito duras o que vai exigir carros muito bem preparados, e isso com certeza é um diferencial que teremos para as outras duplas, pois nosso carro é preparado pela equipe Abadia Competições e está em alto nível de mecânica”, explica Julio Romi.
Um novo ano para a equipe
O ano de 2013 começa de forma muito melhor que 2012 para Julio Romi, Eduardo Tonial e o time ProRomi. Apesar de a equipe ainda estar buscando investidores para patrocínio nos dois campeonatos, Brasileiro e Gaúcho, ela inicia a temporada como campeã, na categoria mais forte, a 4x4, no Gaúcho de 2012. “Na verdade entrar como campeão Gaucho é um privilégio, mas há também a pressão por bons resultados. Porém, acredito que seja até um gás a mais para nossa equipe vir com tudo esse ano e conseguir bons resultados ao longo da temporada”, explica Eduardo.
Além disso, a meta a partir de agora também aponta o campeonato nacional. “Nosso objetivo segue sendo o Gaúcho, ainda não temos uma definição sobre a participação da equipe em todas as provas do Brasileiro, mas isso se definirá nos próximos dias. Quando entramos em uma competição vamos em busca do título e não será diferente com o Brasileiro, que seria mais um sonho como foi o Gaúcho em 2012. Mas o alto nível dos competidores somado ao alto nível dos carros que estão na nossa categoria complica a temporada para nós, mas rally é rally, e em novembro saberemos o resultado”, diz Julio.
Carro pronto
O Mitsubishi Lancer da equipe ProRomi foi totalmente revisado e preparado para essa temporada. “Como já falei, temos uma grande equipe que fez um ótimo trabalho o qual testaremos na prova em Canela. Infelizmente não conseguimos fazer um teste antes da prova, faremos o shakedown para tirar qualquer problema e fazer os últimos ajustes”, encerra o piloto Julio Romi.
O Rally em Canela
O Rally Montanhas de Canela, promete ser uma das provas mais desafiadoras do calendário gaúcho e brasileiro. Este ano, a organização já adiantou que vai mudar grande parte do percurso em relação a 2012. A região de Canela é marcada por serras, onde os trechos de estradas de terra são íngremes.
A bela paisagem da região também impressiona, o que para os competidores, é visível apenas antes do rally, pois durante a corrida as velocidades podem chegar próxima ou até ultrapassar os 200 km/h no caso dos carros da categoria 4x4.
A corrida será dividida em três dias. O primeiro, na sexta, será de reconhecimento das especiais pelos competidores, e também do shakedown, último treino antes da corrida. O rally se desenvolve no sábado, 16, e no domingo, 17.
SERVIÇO
O que: Rally Montanhas de Canela
Onde: Canela, RS
Quando: dias 15, 16 e 17 de março de 2013
O evento: abertura dos campeonatos Brasileiro (1ª e 2ª etapas) e Gaúcho (1ª etapa) de rally de velocidade
Parque de apoio/boxes das equipes: Hotel Pampas da Serra
Acesso do público: gratuito. O fã do esporte e automobilismo pode acessar o parque de apoio, conhecer de perto o trabalho das equipes e também assistir a corrida nas estradas (especiais) designadas pela organização
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro