
Chegada de novo parceiro faz Campeonato vislumbrar novo horizonte. Competição ganha programa em TV aberta
O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) promete ser uma competição muito mais forte em 2013. A chegada de novos parceiros faz com que a competição ganhe em importância e já vislumbra um novo cenário no esporte automotivo nacional. Um destes parceiros é Lincoln Duarte, da L&GD Consultoria Esportiva, que em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) vão promover o Campeonato deste ano.
Lincoln destaca sua chegada ao CBR. “Primeiramente a paixão pelo rally, para mim é de longe a modalidade do automobilismo mais completa e excitante. Segundo a forma como foi feito o convite, através de pessoas que acreditam na modalidade, tais pessoas me fizeram ver a possibilidade de poder dar uma real contribuição ao esporte e não somente usufruir dele como fiz nos tempos em que corria”, enfatiza Lincoln.
Ele se mostra otimista com a expectativa em relação a temporada 2013. “Seguramente boas, caso contrario nem aceitaria tal encargo, mas de forma pratica, a ideia é transformar o campeonato num produto de apreciação popular e não ficar restrito a um grupo fechado, é trazer o CBR ao alcance do público em geral, visando um retorno de investimento de todos, bem como angariando possíveis novos competidores. Porem, é importante termos em mente que é um projeto novo, um tanto audacioso, porém novo, pois estamos praticamente começando do zero. O rally, com pouquíssimas exceções no país, foi relegado, em geral, a um segundo plano, que não é o que de direito ele deve ocupar. Com o tempo, os campeonatos foram se extinguindo, ou sendo realizados de forma precária, o que provocou um desinteresse da mídia e consequentemente dos potenciais patrocinadores . Assim sendo, a ideia basilar é reverter esse quadro, dando visibilidade, não só à modalidade, mas bem como aos participantes, patrocinadores e imprensa, afim de fecharmos um circulo de pro atividade que possa resgatar a magnitude da modalidade”, acrescenta Lincoln.
Mídia em TV Aberta
O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade vai ter em 2013, um programa de 30 minutos a cada etapa disputada, em TV Aberta, na RedeTV. “É de suma importância esta conquista, pois, como eu disse anteriormente, precisamos transformar esse carvão em um diamante que seja cobiçado pelo público. Temos de fazer chegar nas casas das pessoas que ainda não tiveram contato com o rally afim de despertar nos mesmos um crescente interesse na modalidade. Não podemos esquecer que o rally é a modalidade do automobilismo mais próxima do consumidor final, ninguém compra um F1, um Stock Car para uso diário. O carro que disputa o rally, tem sua origem no vendido ao grande público e isso facilita a aproximação entre fabricante, fã e consumidor”, acrescenta o promotor.
A expectativa é também levar o esporte a outras mídias. “Buscaremos alcançar todos os tipos de mídia atualmente disponíveis, inclusive com spots na Radio CBN de São Paulo. Outros programas estão sendo articulados. Mas como eu disse, tudo isso é uma experiência muito nova. Além disso, devemos lembrar que muitas das ações possíveis de serem realizadas ficaram, digamos, gessadas por causa dos prazos, uma vez que os acertos finais relativos a contratos se concretizaram aquém do tempo ideal e dessa forma, os organizadores locais já se encontravam com seus planos de ação e patrocinadores acertados e eu não vejo que seja ideal impor e conflitar ações e patrocínios com os organizadores, até por uma questão de respeito ao trabalho já realizado por cada um”, aponta Lincoln.
O primeiro rally do ano
Canela, no RS, uma cidade turística, vai receber a primeira rodada dupla do Campeonato Brasileiro 2013. A programação começa na próxima sexta-feira, 13, e segue até o domingo, 17, tendo dois dias de corridas, sábado e domingo. E logo na primeira etapa, nada menos que 46 carros estão inscritos para alinhar no grid de largada. “É um indicador que estamos no caminho certo e de que o meio aceitou o desafio, acreditando na proposta lançada. Fiquei extremamente feliz com os números obtidos, e mais feliz ainda em ver mais de trinta inscrições confirmadas para todo o campeonato. Isso sem duvida será um diferencial, já que a falta ou uma constância de grid nos eventos, foi um dos motivadores do descrédito que o rally sofreu”, explica Lincoln.
O calendário 2013 já está fechado, com as cinco etapas anunciadas anteriormente. “Serão as cinco etapas já divulgadas, com uma única ressalva, que é a mudança de data entre Minas Gerais e o Paraná. O que proporciona o retorno de Minas ao calendário nacional”, encerra Lincoln.
SERVIÇO
O que: Rally Montanhas de Canela
Onde: Canela, RS
Quando: dias 15, 16 e 17 de março de 2013
O evento: abertura dos campeonatos Brasileiro (1ª e 2ª etapas) e Gaúcho (1ª etapa) de rally de velocidade
Parque de apoio/boxes das equipes: Hotel Pampas da Serra
Acesso do público: gratuito. O fã do esporte e automobilismo pode acessar o parque de apoio, conhecer de perto o trabalho das equipes e também assistir a corrida nas estradas (especiais) designadas pela organização
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro