Dupla da equipe Solimann Racing está pronta para disputa do maior rali do ano
O Rally Erechim é a maior prova do calendário nacional de rali de velocidade. Este ano, a corrida valerá pontuação para três competições, Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. Porém, para a dupla erechinense Fernando Solimann e Natasha Pedot, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico), a meta é buscar pontos no Nacionel e Estadual.
Após a disputa da primeira etapa, onde a dupla acabou abandonando, o objetivo passa a ser pontuar da melhor maneira possível, voltando a disputa nos dois campeonatos, na categoria RC4. “Esta etapa irá fazer uma grande diferença para quem como eu, não terminou a primeira etapa do campeonato, pois precisamos compensar a quebra para ficar mais perto dos demais, por não termos mais a prova de descarte que foi a primeira por ter quebrado, então ela é decisiva, pois precisamos terminar”, destaca Fernando.
A expectativa da dupla é boa. “Temos como objetivo terminar sem sustos a prova de Erechim, vamos tentar fazer uma corrida cautelosa, mas tentar andar na mesma casa de tempo do pelotão intermediário, pois ainda não estamos com o carro 100% para a disputa com os principais pilotos do campeonato. Desta maneira, vamos com cautela, para fazer uma prova completa sem problemas ou o menor número de problemas possível”, acrescenta Fernando.
A corrida também promete ser especial para a dupla, que compete em casa. “Isto faz com que tenhamos uma pressão enorme e uma expectativa forte sobre os carros de Erechim, então esta prova é importante para o campeonato e para a confiança para o restante do ano. Uma corrida que dá moral para quem consegue terminar e andar na frente, por isso temos como objetivo completar e andar no pelotão intermediário para tentar no segundo dia andar um pouco mais para vislumbrar uma posição melhor na prova”, enfatiza a navegador, Natasha Pedot.
Rali longo
A etapa de Erechim, será a mais longa da temporada nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho. Serviço a mais e com atenção redobrada para os navegadores, especialmente na hora de fazer o reconhecimento das especiais. “Por ser uma prova longa, a navegação e referências ajudam a lembrar o que vem pela frente, pois temos técnicas de memorização das especiais e as referências auxiliam a lembrar por onde vamos passar e o que vem pela frente, assim a navegação é de extrema importância para ter uma tocada mais consciente e consistente, para desempenhar um bom trabalho e fazer uma pilotagem segura que possa levar o carro inteiro até o final”, explica Natasha.
O time ainda fará um último treino com o Peugeot 206 antes da prova. “Iremos fazer treinos sim, principalmente por causa da mudança de carro para este ano. O Peugeot vem sem alteração, apenas foi consertado o que apresentou falha na prova de Estação, que, apesar de ser uma coisa simples, foi muito importante e espero não repetir e sofrer com os mesmos problemas o que é importante para definir o resultado final”, completa Fernando.
Ação social
Antes de entrar na pista, as duplas da Solimann Racing também participaram de uma série de eventos sociais ligados ao Rally Erechim. Palestras nas escolas e também a doação de sangue como gesto de incentivo a outros doadores.
Fernando foi até o Banco de Sangue de Erechim, na última segunda-feira, para fazer sua contribuição com a campanha proposta pelo evento. Ele e o outro piloto da equipe, o irmão Felipe Solimann, também participaram de palestras, dentro do projeto Rally na Escola, em educandários do município de Erechim.
O Rally Erechim
A programação do Rally Erechim começa na quarta-feira, dia 20 de maio. Os competidores e equipes começam a chegar na cidade, montar os boxes junto aos parque de apoio. Também será o primeiro dia para os competidores reconhecerem as especiais, todas em estradas de terra, no interior dos municípios de Erechim, Paulo Bento e Barão de Cotegipe.
Na quinta-feira, dia 21, mais reconhecimento das especiais e a tradicional largada promocional, que acontecerá na parte da noite, no centro da cidade. Na sexta-feira, dia 22, haverá treino final para as equipes na parte da manhã. À noite, largada do rali, com a primeira especial, o super prime noturno, junto à pista do Parque da Accie. No sábado e domingo, dias 23 e 24, sequencia da corrida em 14 especiais.
Mais informações sobre a prova, mapas de acessos ao público, orientações gerais, podem ser encontradas junto ao site oficial do evento, www.rallyerechim.com.
PROGRAMA DO RALLY ERECHIM
Quarta-feira – dia 20 de maio
8h30 - Início do reconhecimento das especiais do Rally
20h – Janta de confraternização e recepção aos competidores
Quinta-feira – dia 21 de maio
20h – Largada promocional
Sexta-feira – dia 22 de maio
7h20 – Início shakedown (treino) carros 4x4
11h - Início shakedown (treino) carros 4x2
15h – escolha da ordem de largada e coletivas de imprensa
18h34 – Largada do super prime noturno
Sábado – dia 23 de maio
8h43 – Largada da Especial Vale Dourado 1
9h21 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 1
9h49 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 1
11h50 – Largada da Especial Vale Dourado 2
12h28 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 2
12h56 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 2
14h33 – Largada do super prime diurno
Domingo – dia 24 de maio
8h03 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
8h26 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
10h22 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
10h45 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
11h23 – Largada da Especial Accie (pista do super prime)
13h30 – Premiação (local: Parque da Accie)
Prime Comunicação
Edson Castro
