Maior rali do Brasil abre programação nesta semana em Erechim

erechim-antes-saba

Cidade ao norte do RS receberá mais de 75 carros para a largada de prova que já tem competidores de cinco países e valerá por três competições

Um rali nostálgico, místico, onde vencer significa muito. Assim tem sido para muitos competidores, o fato de poder disputar o maior rali de velocidade do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul. Neste clima, a cidade de Erechim receberá a partir desta terça-feira, 19, mais de 75 duplas (piloto/navegador), vindos de vários estados do Brasil e de pelo menos cinco países diferentes.

E já teve quem foi para a pista. Os pilotos “da casa” não querem perder a oportunidade de fazer bonito diante da torcida, formada entre outros por amigos e familiares. E há até familiar que compete junto. Caso dos casais Fernando Solimann e Natasha Pedot e de Cristiano Beus e Eloisa Weirich.

 

Eles foram duas das cinco duplas que usaram o sábado, 16, para fazer os ajustes finais dos carros e deixar tudo pronto para a competição, que começa na próxima sexta-feira, 23. Em um trecho em estrada de terra, no interior de Erechim, as cinco duplas buscaram o melhor acerto para ter a melhor configuração possível dos carros de competição.

E correr em casa sempre gera uma apreensão diferente. “Competir em casa é maravilhoso, saber que tem mais pessoas que te conhecem, que são teus amigos, que estão ali pra te incentivar, é maravilhoso. A rotina do rali muda, por ter mais pessoas no apoio, por ser o maior evento do ano, aglomera mais pessoas para conversar sobre a corrida e muito mais pessoas olhando o seu trabalho, que apesar de não ter retorno financeiro, trás uma emoção maior, pois as crianças olham como sendo algo especial”, destaca Fernando Solimann.

No treino, o Fiat Palio da dupla erechinense Cassandro Maloz e Luiz Felipe Trentin, também foi testado. E a meta é conseguir um bom desempenho nesta etapa, principalmente por se tratar de uma corrida no “quintal de casa”. “A expectativa é a melhor possível para esta prova, pois é a maior de rali do país, e ainda mais correndo em casa. Na primeira etapa conseguimos garantir o terceiro lugar, para esta pretendemos ficar entre os três primeiros para não deixar os líderes se distanciarem na pontuação do campeonato, tanto Brasileiro quanto Gaúcho”, aponta o piloto Cassandro Maloz.

Programação

Com os motores já “roncando”, ao menos em treinos, o Rally Erechim abre a semana com muita expectativa. O coordenador geral do evento, Claudio Pagliosa destaca que o evento poderá servir de balizador de transformação. “Estamos fazendo um evento com muita paixão, pelo esporte, pela comunidade, mas com muita responsabilidade. E nós vamos poder, juntos, transformar. As principais transformações deste país vieram pelo esporte, porque nós não podemos fazer transformações na nossa região através do esporte? Com um Rally forte a gente pode questionar mobilidade, infraestrutura, gastronomia, indústria, escola entre outros. Acredito que com a qualidade que teremos no evento, poderemos ir muito além”, frisa Pagliosa.

Os primeiros competidores e equipes chegam á cidade nesta terça-feira, 19. A partir de quarta-feira Erechim já estará tomada pelos competidores, equipes de diversos países e claro, público, muitos deles turistas que vem especialmente para ver o evento.
Na quarta começam os reconhecimentos das especiais, pelos competidores. Neste trabalho, o piloto passa as orientações ao navegador, do que vai querer ouvir durante a corrida. São repassadas graduações (1 a 5) de curvas, retas, saltos, todo tipo de obstáculo que a dupla irá encontrar na prova.

Na quinta, dia 21, a largada promocional, à noite, promete levar mais de 15 mil pessoas ao centro de Erechim, para a recepção aos competidores. Na sexta, treino oficial pela manhã e largada da primeira especial (trecho cronometrado), o super prime noturno, em pista especialmente montada junto ao Parque da Accie, onde também fica toda a estrutura administrativa da prova e boxes das equipes.

A corrida seguirá ainda no sábado e domingo, dias 23 e 24, apontando os novos campeões, ou consagrando quem já foi protagonista. E entre os favoritos estão os paraguaios Gustavo Saba e Diego Dominguez, que venceram nada menos que as últimas cinco edições da prova. Dominguez, aliás, foi o vencedor em 2014. Mais informações sobre o Rally Erechim, junto ao site oficial, no endereço www.rallyerechim.com.br.

PROGRAMA DO RALLY ERECHIM

Quarta-feira – dia 20 de maio
8h30 - Início do reconhecimento das especiais do Rally
20h – Janta de confraternização e recepção aos competidores
Quinta-feira – dia 21 de maio
20h – Largada promocional

Sexta-feira – dia 22 de maio

7h20 – Início shakedown (treino) carros 4x4
11h - Início shakedown (treino) carros 4x2
15h – escolha da ordem de largada e coletivas de imprensa
18h34 – Largada do super prime noturno

Sábado – dia 23 de maio

8h43 – Largada da Especial Vale Dourado 1
9h21 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 1
9h49 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 1
11h50 – Largada da Especial Vale Dourado 2
12h28 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 2
12h56 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 2
14h33 – Largada do super prime diurno

Domingo – dia 24 de maio

8h03 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
8h26 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
10h22 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
10h45 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
11h23 – Largada da Especial Accie (pista do super prime)
13h30 – Premiação (local: Parque da Accie)

Prime Comunicação
Edson Castro