Ele também cita sonho de colocar o evento no cenário do Mundial WRC
Começa nesta quarta-feira mais uma edição do Rally Erechim. Esta será a 18ª vez que a cidade de Erechim sedia o evento que se consolidou com o passar dos anos como o maior e melhor do Brasil e um dos mais importantes na América do Sul, quando se fala em rali de velocidade.
Entusiasta do evento, o prefeito de Erechim, Paulo Polis espera mais uma grande Rally. “O Rally Erechim já é uma marca de Erechim, é um evento esperado não só pelos erechinenses, como por fãs do esporte que vem de outros lugares do Brasil e também do exterior para prestigiar. Os próprios pilotos ano após ano costumam exaltar a corrida, gostam de vir correr aqui e, certamente, passam a divulgar nossa cidade por onde vão. O público que marca presença, tanto na largada promocional, quanto nas etapas em que a disputa já está valendo, o número de pilotos que participam e as mudanças que nossa cidade tem, retratam o quanto o Rally é importante para Erechim. São pessoas de todas as idades que gostam do automobilismo, da velocidade, dos carros, que passam a viver o esporte em cada dia do evento”, aponta Polis.
E de acordo com ele, é por isso que a prefeitura sempre é parceira, “para fazer sua parte junto à organização, aos profissionais e aos mais de mil voluntários do Rally, para que ele ganhe em qualidade, em organização, justamente para que o público goste e queira vir de novo, incentivando cada vez mais pessoas a no futuro virem a prestigiar”.
Erechim completou recentemente 97 anos, sempre são destacadas as conquistas que a história já reservou para a cidade. Mas afinal, quais as conquistas que o Rally pode trazer para Erechim? “Um dos nossos esforços, que também é um sonho que nós erechinenses temos, é o de colocar Erechim entre as etapas do Campeonato Mundial de Rally (WRC – sigla em inglês). Com isso teremos a imprensa de todos os cantos do mundo divulgando nossa cidade. Além disso, os melhores pilotos do mundo, como o atual campeão Sébastien Ogier, ou como o ex-piloto de Fórmula 1, Robert Kubica, são alguns dos que esperamos ver aqui. É uma meta grandiosa, mas a altura do que o nosso município é capaz. E não é por acaso, ou como aventureiros que estamos dispostos a fazer parte do calendário de provas do WRC.
Entendemos que Erechim tem bastante potencial para esta conquista. Desde 1998 com o Rally Internacional, já fomos considerados por sete anos seguidos como a maior e melhor prova de eventos regionais da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na América do Sul e um dos principais eventos esportivos do continente. Todo esse sucesso que o Rally alcançou, deu a Erechim o título de Capital Brasileira do Rally”, amplia o prefeito.
Sobre a viabilidade econômica do Rally Erechim, Polis não tem duvidas. “Economicamente a cidade ganha bastante, mas não é só Erechim que se beneficia. Quando falamos em números, a estimativa é de que cerca de R$ 15 milhões sejam movimentados em todo o Alto Uruguai. Erechim recebe muitas pessoas, que compram no comércio, que ocupam os hotéis, que fazem refeições nos restaurantes locais. Nos dias de evento, temos dados que apontam que o consumo cresce cerca de 50% em relação à média mensal. É só observarmos pelos nossos hotéis, que ficam lotados”, explica.
Mais que uma corrida, Polis considera o Rally Erechim como um grande momento de lazer para a população local e regional. “O lazer atrai as pessoas, movimenta a cidade e a região. Nós temos uma cidade muito bonita, muito bem cuidada pelo erechinense. O Rally é uma grande motivação para que as pessoas conheçam Erechim, é um atrativo e tanto. E quem vem, não vai apenas assistir ao evento, os visitantes conhecem nossas comunidades do interior, provam da nossa gastronomia, vislumbram a beleza de nossa cidade e também visitam os municípios vizinhos. Com toda a certeza, quando voltam para suas cidades, contam para amigos, vizinhos, familiares, como é Erechim e região, e incentivam mais pessoas a virem. É dessa forma que o Rally cresce cada vez mais e todos saem ganhando”, acrescenta.
Sobre a prova deste ano, Polis diz que a expectativa é a melhor possível. “Mais uma vez esperamos um grande evento, com uma grande organização. O Rally cresceu de tal modo, que há bastante tempo já não é apenas de Erechim. O Rio Grande do Sul espera ser visto com o evento, o Ministério dos Esportes já trabalha como parceiro, porque vê que o Brasil pode ter mais um elemento que o coloque nos holofotes para o mundo. Em Porto Alegre, por exemplo, se pensa em eventos promocionais, antes da competição pra valer em Erechim. Por tudo isso, o que esperamos mais uma vez é um evento de sucesso. Por isso não posso esquecer de parabenizar a todos os organizadores, participantes, voluntários do Rally pelo trabalho, e também de desejar que mais uma vez todos tenham um ótimo trabalho e uma excelente competição”, completa. O Rally Erechim acontece entre os dias 20 e 24 de maio.
Mais informações sobre o Rally Erechim podem ser encontradas junto ao site oficial, www.rallyerechim.com.
PROGRAMA DO RALLY ERECHIM
Quarta-feira – dia 20 de maio
8h30 - Início do reconhecimento das especiais do Rally
20h – Janta de confraternização e recepção aos competidores
Quinta-feira – dia 21 de maio
20h – Largada promocional
Sexta-feira – dia 22 de maio
7h20 – Início shakedown (treino) carros 4x4
11h - Início shakedown (treino) carros 4x2
15h – escolha da ordem de largada e coletivas de imprensa
18h34 – Largada do super prime noturno
Sábado – dia 23 de maio
8h43 – Largada da Especial Vale Dourado 1
9h21 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 1
9h49 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 1
11h50 – Largada da Especial Vale Dourado 2
12h28 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 2
12h56 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 2
14h33 – Largada do super prime diurno
Domingo – dia 24 de maio
8h03 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
8h26 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
10h22 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
10h45 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
11h23 – Largada da Especial Accie (pista do super prime)
13h30 – Premiação (local: Parque da Accie)
Prime Comunicação
Edson Castro
