Todos ressaltam momento importante no ano, no rali de velocidade, seja em nível nacional ou estadual
Se você perguntar para um piloto, ou navegador, o quanto legal é competir no rali de velocidade, eles certamente dirão que não “há nada parecido”, que o esporte é “o mais legal de todos no automobilismo”, e muitas outras frases.
Agora, se você perguntar para quem reside em Erechim, norte do RS, o que significa competir em casa na maior prova do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, certamente a resposta será movida de muita emoção e expectativa. Competir ao lado dos familiares, amigos, de muitos torcedores que são simplesmente apaixonados pelo esporte como em nenhum outro lugar no Brasil, é algo especial para pilotos e navegadores.
“Competir em casa é maravilhoso, saber que tem mais pessoas que te conhecem, que são teus amigos, que estão ali pra te incentivar, é maravilhoso. A rotina do rali muda, por ter mais pessoas no apoio, por ser o maior evento do ano, aglomera mais pessoa para conversar sobre o esporte e muito mais pessoas olhando o seu trabalho, que apesar de não ter retorno financeiro, trás uma emoção maior, pois as crianças olham como sendo algo especial, principalmente se percebe isso no Rally na Escola (projeto que leva pilotos para palestras em escolas de Erechim), é muito especial”, aponta o piloto Fernando Solimann, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos Imbiliários/Bolicho do Tio Chico).
Marcelo Mendes, piloto da Graffoluz Rally Team (Gráfica Graffoluz/Europa Filtros/Rossi Imóveis/Clínica Unique/Z-Brasil/Locauto), considera especial competir em Erechim. “Esta etapa contempla o momento de estarmos perto de nossos patrocinadores, apoiadores, família, amigos e todos os que torcem para nossa equipe. É a prova em que podemos mostrar a todos o trabalho que desenvolvemos durante o ano todo e proporcionar que todos vivenciem tudo isso conosco. A estrutura é a mesma de outras provas, porém com uma participação maior das pessoas que nos acompanham/apoiam o ano todo”, explica.
Marcelo Silva, da AM Competições (Isocred Negócios/HS Consórcios/Quality DH/Posto Nota 10/Gasolina Shell V Power/Trans Balbinot/Lojas Marcolin/KATZE Tricot - apoio: Guinchos Postal/Sana Extintores/Lavagem Distrito), diz que “a logística se torna muito mais simples, mas a responsabilidade de "fazer bonito", é muito maior. Temos um compromisso com os parceiros que acreditam e nos apoiam, e isso nos motiva a fazer nosso dever de casa direitinho”.
Alessandro Eccel, da da AM2 Motorsport (Europa, Schin, ZBrasil, Construtora Fernandes, Skonra Lanternagem, DMotors, Injepro, Pneubras e BBAD), não esconde a ansiedade. “Competir em casa sempre nos deixa mais ansiosos, por estar sempre mais perto de nossa família, amigos, patrocinadores e torcedores. Precisamos deixar sempre uma boa imagem para o público”, explica Eccel.
Outras duplas da cidade competirão nesta etapa. Cassandro Maloz/Luiz Felipe Trentin, da ART Rally (Trentin Automóveis/Da Terra Agronegócios/Pastifício Norte Sul/Pneubras/Morgan Sementes), Milton Pagliosa/André Pagliosa, da EMA Rally Racing (EMA Silos e Secadores), Marcos da Silva/Mauricio da Silva, da Tutti Rally (Tutti Pinturas/BN Solutions/Lavrati Empreendimentos Imobiliários), José Barros Neto/Marco Marini, da Artesani Rally, Elton Palkevick/Airton Velck, da PN Rally, Carlos Celuppi/Vinicius Zavierucka, da 92 Motorsport/Stech Performance, Cristiano Beus/Eloísa Weirich, da Bocato Lanches Rally (Solimann Empreendimentos/Terraplanagem Barbosa/Sul Pinturas/Stilis Uniformes/Expressão Visual/TransBalbinot/Bocato Lanches), Carminatti/Andrey Karpinski, da Astrus In Heaven (Cercena S/A/Copare/Colbeck/Pneubras), Ricardo Oro/Leonardo Dalla Rosa, também da Astrus In Heaven, Felipe Solimann/Cassio Navarini, da Solimann Racing, Leandro Bertuol/Diego Santolin, da Falcon Motorsport (Cigam Servipro, Zifra Empreendimentos Imobiliários, Rossi Imóveis, Calçados Fardo, Amplaluz), e a navegadora Bruna Giareta, que competirá com a piloto Elaine Bastos, da equipe Elas no Rally.
O Rally Erechim
A programação do Rally Erechim começa na quarta-feira, dia 20 de maio. Os competidores e equipes começam a chegar na cidade, montar os boxes junto aos parque de apoio. Também será o primeiro dia para os competidores reconhecerem as especiais, todas em estradas de terra, no interior dos municípios de Erechim, Paulo Bento e Barão de Cotegipe.
Na quinta-feira, dia 21, mais reconhecimento das especiais e a tradicional largada promocional, que acontecerá na parte da noite, no centro da cidade. Na sexta-feira, dia 22, haverá treino final para as equipes na parte da manhã. À noite, largada do rali, com a primeira especial, o super prime noturno, junto à pista do Parque da Accie. No sábado e domingo, dias 23 e 24, sequencia da corrida em 14 especiais.
Mais informações sobre a prova, mapas de acessos ao público, orientações gerais, podem ser encontradas junto ao site oficial do evento, www.rallyerechim.com.
PROGRAMA DO RALLY ERECHIM
Quarta-feira – dia 20 de maio
8h30 - Início do reconhecimento das especiais do Rally
20h – Janta de confraternização e recepção aos competidores
Quinta-feira – dia 21 de maio
20h – Largada promocional
Sexta-feira – dia 22 de maio
7h20 – Início shakedown (treino) carros 4x4
11h - Início shakedown (treino) carros 4x2
15h – escolha da ordem de largada e coletivas de imprensa
18h34 – Largada do super prime noturno
Sábado – dia 23 de maio
8h43 – Largada da Especial Vale Dourado 1
9h21 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 1
9h49 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 1
11h50 – Largada da Especial Vale Dourado 2
12h28 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 2
12h56 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 2
14h33 – Largada do super prime diurno
Domingo – dia 24 de maio
8h03 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
8h26 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
10h22 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
10h45 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
11h23 – Largada da Especial Accie (pista do super prime)
13h30 – Premiação (local: Parque da Accie)
Prime Comunicação
Edson Castro
