
Lucas Moraes e Kléber Cincea conquistam sua primeira vitória na geral, Marcos Moraes e Fábio Pedroso fazem a dobradinha da equipe na categoria protótipo.
Barretos, SP, 10 de março de 2012 - O campeonato brasileiro começou cheio de reviravoltas. Primeiro, pilotos e navegadores tiveram que enfrentar 144km de muitas curvas, trecho seco, travado e arenoso. Na pista a disputa ferveu e todas as duplas sofreram com uma etapa que exigia braço e performance. Porém, uma notícia iria sacudir os bastidores da competição.
Reviravolta de resultados
Após a primeira parcial dos resultados extra-oficiais, a vitória do dia era da dupla Reinaldo Varella/ Gustavo Gugelmin. Porém, a dupla foi desclassificada. Após ser liberada na vistoria técnica que verifica todos os ítens de acordo com o regulamento, a dupla citada trocou o restritor que determina a potência liberada do veículo de acordo com sua categoria, passando assim a ser favorecida com uma potência maior que a permitida, burlando o regulamento. Após a prova de hoje, com uma especial única de 144km, a organização montou uma segunda vistoria técnica e confirmou a troca indevida. Como resultado a dupla foi desclassificada da competição. "Como piloto e organizador de importantes provas de rally no Brasil, posso dizer que o esporte é motivador porque enaltece a competitividade justa e honesta. Não há mérito em vencer fora das regras. No off road a superação e a conquista de novos limites nos levam a vitórias que constroem a história do esporte no Brasil e essa é uma história que merece ter campeões que honram as regras do jogo", comenta Marcos Moraes.
A primeira vitória
Com a desclassificação citada, Lucas Moraes e Kléber Cincea fizeram o melhor tempo do dia, com uma performance digna da vitória de hoje na geral. Andaram com atenção em cada detalhe. Aceleraram forte e não se intimidaram ao perderem a tração quando ainda faltavam 45 quilometros de prova pela frente. "Dias atrás eu comentava que meu objetivo em 2012 era buscar minha primeira vitória no rally cross country. Hoje conquistei esse objetivo. A sensação é excelente! Foi um dia de muito esforço e de uma navegação precisa do Kléber! Fico muito feliz em ver nosso empenho ser honrado com uma vitória tão almejada. O grid está animador, grandes nomes estão nesta prova e isso só faz o valor desse momento ser ainda mais precioso. Mas, amanhã tem mais, vencemos o primeiro dia, que venha o segundo", comemora Lucas.
Dobradinha na categoria
Marcos Moraes e Fábio Pedroso fecharam a primeira etapa em Barretos com um segundo lugar na categoria, a protótipo, e um 5º lugar geral. "Hoje foi um dia de ajustes, o T-REX andou bem e a temporada está apenas começando. A prova foi travada, exigente e a vitória do Lucas o grande motivo de comemoração de hoje. Como competidor digo que temos um novo piloto na briga pelo campeonato 2012. Como pai, com essa vitória digo que agora ele merece um "upgrade" no seu SherpaMem. Ele vai longe, mas estou na briga e quero o Bicampeonato"! Afirma com orgulho, o pai e atual campeão brasileiro, Marcos Moraes.
E amanhã...
A mesma especial, com 144km, está de volta. A expectativa é de um dia ainda mais rápido devido a prova repetir o mesmo trecho deste sábado.
No Rally de Barretos, cada dia é válido como uma etapa do Campeonato Brasileiro.
Rally de Barretos 2012 - Resultado Geral Carros - 1º dia
1º Lucas Moraes/Kleber Cincea, 01h55min45s
2º André Sawaya/Claudio Mifano, 01h56min05s
3º Hugo Rodrigues/Sidnei Broering, 01h56min21
4º José Hélio Rodrigues/Eduardo Sachs, 01h56min37s
5º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 01h57min27s
Zarhi El Malek/ Carlos Lua Cintra Mauro
Foto: Gabriel Barbosa