
Fernando Birchal completou neste sábado, dia 10, o primeiro dia de provas da abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country a bordo de um caminhão.
O que antes era um sonho agora se tornou realidade. O piloto da equipe belorizontina FB Racing finalmente correu seu primeiro rally a bordo de um caminhão. Na tarde deste sábado na capital do peão, Barretos/SP, Fernando Birchal estreou na categoria Caminhões Leves com seu F4000 de 330 cavalos de potência. Além do piloto, o navegador Leonardo Magalhães e o mecânico Renato Machado estavam na cabine da máquina e cruzaram a linha de chegada da 1ª etapa do campeonato.
Foram percorridos 150 quilômetros de trechos cronometrados em meio a canaviais, lugares parecidos onde Fernando esteve na edição passada do Rally de Barretos, porém em 2011 o piloto dirigia uma caminhonete Ford Ranger. O teste foi aprovado: “Gostei demais do rally de hoje! No início da prova, até os 90km de percurso, estava um pouco inseguro, pegando a manha da pilotagem de um caminhão. Mas a partir daí fui sentindo firmeza, aprendendo a lidar com a retomada do motor para pegar velocidade. Percebi que o caminhão é mais lento para arrancadas, mas quando ele pega velocidade vai embora fácil! O truque é pegar o jeito da tocada. Literalmente me diverti!”. A equipe fez o trajeto em 2h45min56s.
No meio do caminho e debaixo de sol forte, Fernando, Leonardo e Renato passaram por trechos de retas rápidas e partes mais travadas, com curvas fechadas, locais onde o piloto testou a estabilidade de sua máquina: “A grande vantagem é que, como o caminhão é mais pesado, ele tende a ser mais estável em curvas. O negócio é acostumar com a frenagem, diferente da caminhonete que para mais rápido. Outra qualidade do F4000 é a grande visibilidade frontal da pista, devido a sua altura. Muito melhor!”.
Fernando e Leonardo tiveram somente dois contratempos na corrida de hoje em Barretos. O primeiro foi o fato de eles terem esquecido-se de ligar o Intercom (comunicador eletrônico com fone e microfone para piloto e navegador) e o segundo foi apenas um pneu furado. Neste domingo, a FB Racing volta ao mesmo trecho de hoje para mais 150 quilômetros de rally. A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country terá somente um caminhão a mais que Fernando, porém este inscrito na categoria Caminhões Pesados. Fernando e sua equipe são os únicos inscritos na categoria Caminhões Leves. O piloto tem muitas chances de subir ao pódio e vai arriscar um pouco mais amanhã: “Agora que andei pela primeira vez e estou pegando o jeito, posso correr um pouco mais em alguns pontos rápidos da prova. Claro que nosso objetivo primordial é completar e vamos conscientes”.
Resultado 1ª etapa do 6º Rally de Barretos (classificação geral dos caminhões):
1º) Guido Salvini Netto, Flavio Bisi e Fernando Chwaigert (Mercedes-Benz Atego – caminhões pesados) – 2h31min6s
2º) Fernando Birchal, Leonardo Magalhães e Renato Machado (Ford F4000 – caminhões leves) – 2h45min56s.
A FB Racing tem o patrocínio da B&L Construções Ltda.
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Foto: Junior Almeida