
A prova substitui o Rally de Pomerode e vai percorrer antigas especiais do histórico Rally da Graciosa
Depois do cancelamento do Rally de Pomerode, 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, os competidores ficaram desanimados com o rumo que o esporte estaria tomando. Mas provando que a união é sempre o melhor caminho para o sucesso, a CNR - Comissão Nacional de Rally fez um grande esforço junto com o RPMC - Rallye & Pista Motor Clube e colocaram o Rally de Piraquara no calendário nacional.
Segundo Walter Lamarca Jr., presidente do RPMC, "a prova estava pronta, então seriam necessárias poucas adaptações para atender ao regulamento do CBR", que pede uma quilometragem mínima maior que as etapas do RallyPR. "Nosso maior problema será o prazo para divulgação, mas vamos concentrar os esforços na região para garantir que toda a população possa acompanhar a prova", completa Lamarca.
As especiais por onde passará o rally são velhas conhecidas dos pilotos das décadas de 80 e 90, pois fizeram parte de várias edições do Rally da Graciosa. Agora, por iniciativa do piloto e empresário Perci Hultmann, com apoio da equipe do prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, o Rally de Piraquara volta a percorrer as estradas da região, inclusive com um famoso salto no final da SS do bairro Larajeiras. “No modelo que apresentamos vamos inclusive repetir o salto várias vezes para garantir um grande espetáculo para o público”, conta Thiago Osternack, diretor técnico da prova.
A prova, que será válida como 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally e 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally, acontece nos dias 03 e 04 de julho, com largada promocional e duas especiais noturnas na sexta-feira e, no sábado, os pilotos partem para ver quem leva a melhor em três categorias: RC5 para veículo 1.6 de produção; RC4 para veículos 1.6 preparados e RC2 para veículos 4x4 acima de 2.0.
Classificação do Campeonato Brasileiro
Categoria RC2 (para veículos 4x4)
1) Ulysses Bertholdo / Alessander Soares - Lancer EVO X - 49 pontos
2) Maurício Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 XRC – 37 pontos
3) José Barros Neto / Marco Marini - Lancer EVO IX - 20 pontos
Resultado categoria RC4 (para veículos 1600 4x2 com preparação)
1) Rafael Tulio / Gilvan Jablonski – Peugeot 207 – 43 pontos
2) Luis Tedesco / Sidinei Broering - Fiat Palio – 42 pontos
3) Vanderlei Carminatti / Andrey Karpinski – GM Celta – 16 pontos
Resultado categoria RC5 (para veículos 1600 4x2 de produção)
1) Toninho Genoin / Maicol Souza – Peugeot 206 – 43 pontos
2) Cassandro Maloz / Luis Treintin – Fiat Palio – 39 pontos
3) Evandro Carbonera / Eduardo Tonial - Peugeot 207 – 22 pontos
A programação completa você encontra no site oficial da prova www.rallypr.com.br.
Para realização do Rally de Piraquara o RPMC conta com patrocínio de Total Storage Conteiners, Ekron Off Road, ProMacchina, apoio da WZ Comm e Prefeitura Municipal de Piraquara.
WZComm
Foto: Fernando Shuartz