Amplaluz Motorsport estreia em nova categoria no Gaúcho de Rally

canela-amplaluz

Leandro e Diego estão prontos para a primeira prova do ano que acontece neste final de semana na cidade de Canela

A equipe Amplaluz Motorsport vai mudar de categoria. Depois de ver a dupla Leandro Bertuol e Diego Santolin (Cigan/Amplaluz/Zifra/ZBrasil) vencerem o Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade em 2012, na categoria R1, com incríveis cinco vitórias em seis etapas, este ano o time muda para uma categoria mais forte, a Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros).

Muda também de carro. Este ano a dupla irá competir no Estadual a bordo de um Fiat Palio. E na primeira corrida do ano, já um grande desafio. A categoria terá 17 carros no grid de largada, entre os 48 que estão inscritos para competir em Canela, na serra gaúcha.

Um rally que a dupla conhece muito bem. Em 2012, eles venceram a corrida no geral, com o melhor tempo entre todos os carros. “Estamos estreando com o carro novo, em nova categoria, portanto a expectativa acaba sendo a mesma de quando iniciamos no rally, sempre buscando evoluir a cada prova do campeonato. A Classe 9 estará muito disputada este ano, e brigaremos pelo título com alguns dos melhores pilotos do Estado, só tem campeões. Pensar em bons resultados não surte muito efeito”, aponta o piloto Leandro Bertuol.

“Neste ano reiniciaremos o aprendizado do rally com relação ao carro, e o reflexo do campeonato de 2012 se dá na tranquilidade que teremos para encarar todas as especiais do ano. O sentimento de dever cumprido ajudará em nossa evolução, e com certeza todo o aprendizado de 2012 auxiliará este ano”, explica o navegador Diego Santolin.

Apesar do pouco tempo entre o carro ficar pronto  e a primeira corrida, a equipe fez dois treinos, o que não é necessariamente o ideal, na opinião de Leandro Bertuol. “O Palio chegou com apenas um mês de antecedência a prova de Canela, e conseguimos fazer apenas dois treinos. O ideal era ter tido mais oportunidades para conhecer o carro, mas o shakedown nos possibilitará dar mais uma treinada antes da largada, o que se torna muito importante para nós”, acrescenta o piloto.

Na pista como campeões

Estrear em nova categoria é sempre um novo desafio. E a pressão sempre existe, principalmente para quem começa um novo ano como campeão na temporada anterior. “Na verdade tentaremos repetir  o que já deu certo, o que vai nos favorecer são  alguns poucos quilômetros  já rodados. Ano passado tivemos o melhor desempenho entre todas as equipes do Campeonato, o que tem ajudado a firmar novas parcerias com patrocinadores. A cobrança por bons resultados existe, mas temos de nos manter focados para buscar nossos limites e os limites do carro, pois é a única maneira de obter bons resultados. A resposta às cobranças virá por nossas mãos, fruto do trabalho buscando a evolução no rally”, aponta Leandro Bertuol.

Num grid tão grande como será o da prova de Canela, a equipe espera poder também estar na briga por bons resultados. “O grid com uma quantia de carros acima da média reflete o crescimento que o rally vem apresentando recentemente, e demonstra que teremos um campeonato forte e muito competitivo neste ano. Para esta prova temos que ter a cautela de quem não conhece o carro ainda. É um carro onde o limite vai muito além do que o Vectra oferecia, e testar esse limite de inicio é perigoso. Espero que Canela nos traga bons resultados como ocorreu ano passado”, encerra o piloto Bertuol.

O Rally em Canela

O Rally Montanhas de Canela, promete ser uma das provas mais desafiadoras do calendário gaúcho e brasileiro. Este ano, a organização já adiantou que vai mudar grande parte do percurso em relação a 2012. A região de Canela é marcada por serras, onde os trechos de estradas de terra são íngremes.

A bela paisagem da região também impressiona, o que para os competidores, é visível apenas antes do rally, pois durante a corrida as velocidades podem chegar próxima ou até ultrapassar os 200 km/h no caso dos carros da categoria 4x4.

A corrida será dividida em três dias. O primeiro, na sexta, será de reconhecimento das especiais pelos competidores, e também do shakedown, último treino antes da corrida. O rally se desenvolve no sábado, 16, e no domingo, 17.

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro