
Piloto gaúcho vai estrear entre os carros da categoria mais forte do certame e quer manter evolução apresentada nos carros de tração 4x2
Depois de conquistar praticamente todos os títulos possíveis no rally de velocidade entre os carros de tração 4x2, o piloto gaúcho Fábio Dall Agnol vai agora em busca de um novo desafio, andar entre os carros de tração 4x4, na categoria mais forte do Campeonato Brasileiro. E a primeira corrida acontecerá já neste final de semana. A partir desta sexta-feira, a equipe Dall Agnol 53/UB Rally estará em Canela, no Rio Grande do Sul, para começar os trabalhos para a abertura das temporadas nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.
Ao lado do navegador Gabriel Morales, Fábio faz o reconhecimento das especiais nesta sexta. A corrida, em canela, acontecerá no sábado, 16, e domingo, 17. O piloto quer aproveitar ao máximo a experiência trazida dos carros de tração 4x2 para buscar resultados positivos neste ano. “A meta é sempre ser campeão. Temos que ter noção que este ano é de aprendizado, mas nem por isso vamos deixar de competir e brigar pela ponta”, destaca Fábio.
O piloto já foi campeão Gáucho, Brasileiro, Sul-americano e também da Copa Peugeot. Neste tempo todo, acompanhou de fora a categoria 4x4, agora, irá competir ao lado de grandes nomes do rally nacional. “Andar contra eles é muito bom, vamos ter uma verdadeira noção de como esta nossa adaptação ao carro. Precisamos ser rápidos e constantes para que consigamos trazer bons resultados no decorrer do ano”, explica o piloto.
A ansiedade e a pressão por estrear na nova categoria, fazem para Fábio, parte de um cotidiano de muitas corridas já disputadas. “A experiência já nos ensinou muita coisa nestas estreias, mas ainda, sempre na primeira prova do ano os nervos ficam a flor da pele. Quando juntamos a estreia com uma prova nova, carro novo e equipe nova o acumulo nos traz bastante ansiedade”, aponta.
O navegador Gabriel Morales também se mostra ansioso pela estreia na categoria 4x4. “O Mitsubishi Lancer é um carro mais veloz, acelera mais e freia mais, as coisas acontecem mais rápido do que estávamos acostumados. Por isso, é preciso estar mais atento, mais concentrado e, aos poucos, ir aprendendo e adaptando o levantamento ao novo carro. Por já termos feito um treino, já temos uma idéia de como são as coisas e como fazer o levantamento”, diz o navegador.
Um novo momento para o CBR
O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) ganha um novo momento em 2013. Mídia nacional em TV aberta, promotor, maior grid, ingredientes que prometem fazer deste o melhor campeonato dos últimos anos. Algo comemorado por Fábio dall Agnol. “A ACRA – Associação de Pilotos e Navegadores, que abraçou o rally brasileiro, está trabalhando ainda mais para o ano que vem. Este ano o campeonato vai sofrer uma reviravolta para o ano que vem se consolidar. Além da associação, presidida pelo Juliano Sartori, todos os competidores estão trabalhando junto e acreditando que alinhar o seu carro, mesmo sem patrocínio, é de extrema importância para o CBR 2014”, encerra Fábio.
O Rally em Canela
O Rally Montanhas de Canela, promete ser uma das provas mais desafiadoras do calendário gaúcho e brasileiro. Este ano, a organização já adiantou que vai mudar grande parte do percurso em relação a 2012. A região de Canela é marcada por serras, onde os trechos de estradas de terra são íngremes.
A bela paisagem da região também impressiona, o que para os competidores, é visível apenas antes do rally, pois durante a corrida as velocidades podem chegar próxima ou até ultrapassar os 200 km/h no caso dos carros da categoria 4x4.
A corrida será dividida em três dias. O primeiro, na sexta, será de reconhecimento das especiais pelos competidores, e também do shakedown, último treino antes da corrida. O rally se desenvolve no sábado, 16, e no domingo, 17.
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro